Sunday, October 04, 2015

The Martian

Esta na moda os filmes no espaço depois de em dois anos consecutivos Gravidade e Interstellar se terem tornados em dois dos filmes mais aperciados dos ultimos dois anos, eis que surge mais uma aventura especial com contornos diferentes, mais que um filme sobre espaço era um filme sobre sobrevivencia. Os resultados foram outra vez muito positivos para o genero, comercialmente os primeiros dados apontam para o regresso de Ridley Scott ao sucesso e criticamente conseguiu uma das avaliaçoes mais consistentes ate ao momento.
Sobre o filme, eu confesso que não gostei particularmente nem de Gravidade nem de Interstella por achar ambos demasiado confusos e acima de tudo pouco humanos no que diz respeito aquilo que poderia ser feito. Pois bem contrariando a maior parte das opinioes acho que The Martian e o melhor filme de espaço dos ultimos anos, não so porque tem de longe a melhor personagem a forma como todos os dialogos de Mark são escritos e um espetaculo dentro do proprio filme, que não necessita de ser grandioso, filosofico, e ser um simples filme de acçao, onde todos os outros ingredientes levam o filme para um patamar interessantissimo.
E a forma como o filme agrada no espetador começa na quimica que cedo se estabelece entre o espetador e o protagonista, os monologos a forma como ele vai filmando para as camaras perdidas ao longo da sua jornada isolada, sao confidencias ao espetador que no final não aceita um final não feliz. E obvio que muita gente dira que e um filme com muitos promenores tecnicos mas que na essencia não e mais do que um filme de acçao. Pois bem mas eu perguntos e nos ultimos tempos se recordam de um personagem que rapidamente estabelece tanta quimica com o espetador e a forma com a creatividade em pequenos aspetos como a banda sonora dão um toque de requinte ao resultado final.
Claro que depois temos o lado missao impossivel, em que tudo corre bem, num filme de ficção cientifica o atrito das condicionantes poderiam ser mais claras, e mais que isso alguma simplicidade na resoluçao do problema poderia ser um sinal de maior maturidade no filme. Neste particular penso que so a abrangencia e um significado mais forte pode ser posto em causa.
A historia fala de um astronauta que por acidente acaba por ficar sozinho em Marte com alguns dos intrumentos da sua missao, aqui começa a sua luta pela sobrevivencia num contexto totalmente adverso esperanto uma decisao sobre o seu resgate ou não.
O argumento e brilhante principalmente na forma como consegue construir uma das personagens mais proximas do publico que eu tenho memoria, o humor com que a situaçao adversa e encarada pela personagem central, não só e o trunfo do filme como o seu coração, e nunca perde o detalhe nos aspetos mais dificeis.
Scott e um realizador de antagonismos, tanto lança um filme para a eternidade como colecionada floops, este ano regressou ao sucesso com uma das suas melhroes, mais creativas realizações da sua carreira, que demonstra que esta um cineaste que concilia experiencia com creatividade rebelde.
No cast o filme tem na escolha de Matt Damon um trunfo brilhante, e muito do sucesso do filme deve a forma como Damon nos da a personagem, algo que outro actor poderia ter mais dificuldades, e dos poucos actores que transmite simpatia sem falar e consegue atingir os picos de intensidade dramatica, num cast tao cheio todos os louros vao para ele.

O melhor – A personagem central

O pior – Ser na resolução muito acção simples


Avaliação - B+

No comments: