Sunday, October 18, 2015

The Green Inferno

Desde que colaborou com Quentin Tarantino em Inglorious Bastards, que Eli Roth ganhou notoriedade e mais que isso foi considerado o disciplo do grande autor de Pulp Fiction. Contudo Eli Roth sempre se considerou um realizador de terror Noir. Este ano aventurou-se numa aventura pouco comum, homenagear o realista Holocausto Canibal, um dos filmes mais viscerais da historia apostado em dar o mesmo realismo, o resultado negativo, por um lado criticamente onde Eli Roth poderia ter mais credito com este filme, um resultado absolutamente negativo com avaliaçoes no vermelho, comercialmente este e o tipo de filme que não e apelativo, principalmente apos uma refeição.
Se o objectivo de Roth com este filme era impressionar com as imagens e com a bestialidade das mesmas o objetctivo e completamente conseguido, a carnificina e o realismo das situaçoes e tal que poucos sao as pessoas que não consegue desviar o olhar do filme pelo menos por parcela do filme. Contudo se o objetivo era ter mais que isso o filme e um rotundo falhanço, não tem historia, não tem persoangens tem presas para morrer, onde apenas resiste uma mensagem a um ativismo como forma de vida e não como ideologia.
Os primeiros quarenta minutos dão.nos o tipico filme de terror adolescente, apresenta-nos a persoangem com todas as limitaçoes dos piores filmes de terror, de forma que saimos com a sensação que continuamos sem conhecer ninguem. A segunda e um freak show canibal com tudo a que se podera sonhar e não desejar num filme, com muito muito sangue. Se Roth queria fazer um filme a homenagear Holocausto Canibal conseguiu se quis fazer uma obra de cinema não conseguiu.
Porque fazer um filme, e muito mais do que querer enojar as pessoas, mesmo que isso possa estar inerente e seja necessario para dar realismo ao filme, contudo no final continuamos sem saber nada sobre a cultura canibal, pese embora a forma como a personagem central e salva nos faça pensar em que nada no filme faz qualquer sentido.
O argumento fala de uma equipa de ativistas que apos e protestar contra a destruiçao de vilas na amazonia no regresso acaba por ser capturada por uma tribo canibal que vai tornar cada elemento uma refeiçao, enquanto estes buscam a possivel fuga.
O argumento e praticamente inexistente se no inicio e a do tipico filme de adolescentes com terror, no fim deixa de ter qualquer sentido a não ser um espetaculo de matança sádica levada ao extremo.
Existe alguns pontos que devemos valorizar em Roth neste filme o realismo dos actos que este da no filme e algo de completamente surpreendente, contudo tudo é tão cru, que não conseguimos gostar, desviamos o olhar e não aperciamos e não sei se esse e o caminho para alguem que quer uma carreira em Hollywood.
No cast nada, o filme não precisa e não quer personagens dai que um conjunto de desconhecidos e habitues no realizador com personagens quase indiferenciaveis.

O melhor – A mensagem e critica contra o ativismo como uma simples forma de vida.

O pior – O cinema e muito mais que isto


Avaliação - D-

No comments: