Os anos 80 e 90 foram
prodigos em filmes sobre Mafia, alguns deles pela mão de Martin
Scorecese. Desde então este tipo de registo foi abandonado quer na
ficção quer mesmo na forma como a historia real nunca tinha tido um
filme. Scott Cooper um jovem realizador em ascenção prontificou-se
com essa tarefa com este Black Mass. O resultado critico do filme foi
claramente diminuido pelas brilhantes avaliaçoes do seu
protagonista, um já claro candidato aos oscares. Comercialmente o
filme tornou-se o maior sucesso de um realizador a procura de uma
obra de referência
Black Mass é antes de
mais uma obra completa sobre um filme de gangsters e num genero que
tem optimos filmes como referencia este tipo de avaliaçao por si só
já o tornava uma grande obra, contudo o filme tem a virtude de mais
que isto ter dois apontamentos que o levm ainda mais para niveis
avançados, desde logo a forma como a personagem central e criada e
interpretada, cada momento da mesma é um momento a registar num ano
cinematografico, e a forma como entra dentro das historias de
favorecimento em torno de informadores tao real ferramenta na
investigação criminal.
E para funcionar o
filme não necessita de grandes dialogos, embora os consiga ter,
todos protagonizados pela personagem central, nem tao pouco de ter
grande impacto emocional, e muitas vezes no silencio que temos a real
noçao da força de tal personagem, que não necessita de ser
minucioso para dar dimensão do feito. Penso que é uma obra de
referencia de gangsters do tempo moderno potenciado acima de tudo por
ser uma historia real
Claro que muitos podem
achar o filme previsivel, mas estamos a falar de uma vida real que é
isso mesmo, podemos falar da fuga pouco relatada e a forma como
alguem se consegue esconder tanto tempo, podemos não entrar nunca
dentro do personagem mas isso acaba por ser um factos que sublinha
mais e nos inquieta mais naquela personagem.
A historia fala-nos da
forma como o lider de um gang jimmy Whitey se relaciona com o FBI de
forma a por um lado eliminar concorrencia e de outra dar força ao
seu negocio e a forma como controla a ilicitude no seu bairro.
O argumento não e
propriamente um poço de creatividade, mas e muitas vezes em
argumentos comuns, competentemente enredados e completados, com
alguns toques de mestria em alguns dialogos que se fazem argumentos
de referencia. E obvio que nunca vamos dizer que este e uma liçao de
novas coisas, mas e claramente um exemplo de como fazer ideias já
existentes.
De todos os lados do
filme, penso que a realizaçao de Cooper acaba por ser o aspeto menos
vistoso do filme, simples, optando por uma realizaçao algo noir, com
outro tipo de abordagem poderia ter dado outra dimensao ao filme, que
ele consegue alcançar com o apoio de outras caracteristicas, para
alguem em crescimento este pode ser o filme impulsionador.
No cast podemos dizer
que Deep tem talvez a melhor interpretaçao da sua carreira, e quando
falamos de um actor com um registo como o dele, e facil perceber o
quao grande e o seu papel neste, filme, não necessita da sua
extroversao, e ajudado pela caracterizaçao mas a sua presença ao
longo de todo filme e algo absolutamente incrivel para um trabalho de
actor. Não sabemos se resultara em Oscar mas o patamar esta
altissimo para a concorrencia. Quanto aos restantes mesmo aniquilados
pelo protagonista, tem os seus momentos Edgerton num papel menos
vistoso e competente, bem como Cumberbacht, o unico consegue ter
algum protagonismo por si so e Saarsgard nos poucos minutos de filme
em que entra.
O melhor – Entre
muitas outras coisas existe uma de excelencia completa, a prestção
de Deep
O pior – Ficamos a
tentar perceber como resistiu tanto tempo sem ser capturado
Avaliação - A-
No comments:
Post a Comment