Sunday, August 02, 2015

Hot Pursuit

O valor comico de Sofia Vergara e uma certeza em Hollywood principalmente pelo sucesso obtido em Modern Family. Dai que fosse uma questao de tempo os realizadores de comedia lançarem um filme com esta protagonista, ao seu lado Witherspoon que depois de 2014 a bom nivel nos dramas regressou a comedia, local onde se sente confortavel. Mas cedo percebeu.se que esta comedia não ia resultar a qualquer nivel, e se criticamente isso ate poderia ser esperado comercialmente sempre se pensou que o filme iria obter melhores resultados do que o conseguido.
Hot Pursuit insere-se num estilo de humor mais tradicional, dos policiais que já vimos principalmente nos anos 80, mas como outros filmes do genero quando se quer ir buscar a tradicao e necessario que os filmes conseguiam actualizar principalmente no humor e aqui o filme não consegue, acabando quase sempre por cede demasiado suave, pouco interessante e sem graça, e numa comedia não existe maior defeito do que este.
Nem que seja porque tudo o resto ou seja a historia de base a intriga basicamente não e nenhuma para alem das particularidades vincadas das duas personagens e da forma como as diferenças delas se relacionam para funcionar em simbiose numa comedia familiar. E quando como filme e narrativa tempos pouco ou nenhum funcionamento isto ainda fica pior quando tambem a graça deixa de existir.
E pensamos que o filme acaba por rapidamente perceber que não resulta, e termina de uma forma demasido rapida com pouca duraçao e acima de tudo aumentando a duraçao de sequencias mesmo quando estas apenas vincam diferenças. Muitos poderão dizer que não existe espaço para comedias tao tradicionais como estas, eu digo que há, dá é mais trabalho faze-las resultar.
A historia trás-nos uma policia colocada em segundo plano depois de um erro por excesso de zelo que e contratada para fazer segurança a mulher de uma testemunha, contra um lider de quartel de droga, que rapidamente vai ter de tentar salvar da sua morte.
O argumento para alem de pouco original na intriga e mesmo no funcionamento da historia, também pouco ou nada funciona em termos de comicidade mesmo tentando vincar o lado mais extrovertido de Vergara e o lado mais nerd de Witherspoon, ate funcionam no equilibrio mas isso nunca e por si so uma mais valia comica para o filme.
Na realizaçao um experiente na comedia de estudio como e Anne Fletcher não arrisca muitos nos filmes preferindo um humor com realizaçoes simples sem truqes de camara provavelmente nunca a vai retirar de um patamar reduzido mas o filme acaba não perder por isso.
No cast Wiherspoon funciona muito melhor em drama do que em comedia, parece sempre demasiado tonta e pouco realista não tem valor comico e é um despredicio de talento em filmes tao limitados. Vergara tem o efeito desejado, gritos, sotaque espanhol e sensualidade, numa actriz limitada e que serve para este boneco.

O melhor – Existem momentos em que as duas funcionam bem pelas diferenças

O pior – Mas nunca funcionam bem na comedia


Avaliação - D+

No comments: