Sunday, August 09, 2015

Shaun the Sheep - The Movie

As adaptaçoes de serie de culto da animaçao ao cinema tem um bom capitulo no presente ano cinematografico. Depois de Spongbob eis que surge o filme sobre a Ovelha conhecida em Portugal por Chone, dos argumentistas de Wallace e Gormit um filme de culto de animaçao via plasticina. Surpreendente ou não este filme sobre tao particular persoangem tornou-se de imediato um sucesso critico com avaliaçoes muito positivas algumas das quais as melhores do presente ano. Comercialmente nos EUA foi um desastre, no resto do mundo as coisas foram mais consistentes talvez por ser mercados onde a figura tem mais visibilidade.
Fazer um filme de animaçao e dificil tornando-se tudo ainda mais dificil quando o filme é mudo ou limitado a ruidos de animais. E o filme tem dificuldade principalmente no inicio por este mesmo facto em ganhar ritmo, tornando-se algo monotono, algo que so consegue contornar com a passagem do filme para a cidade e quandos os promenores começar a acontecer.
E é nos promenores a maior parte dos quais non sense e com um humor algo britanico que o filme consegue tirar os seus maiores trunfos todos eles humoristicos já que em tudo o resto o argumento e limitado principalmente porque não e falado. Mas tem bons momentos principalmente em apartes o que torna unico este filme e um razoavel objecto de entertenimento, mesmo com as dificuldades iniciais que tornam quase metade do filme demasiado monotono.
A tudo isto temos a dificuldade das produçoes de plasticina que neste filme sao levadas a uma maior exigencia. Alias a forma como o filme e detalhado a este nivel da a esta forma de animaçao um caracter unico não so artistico mas exige que todos os espetadores tenham noçao da dificuldade deste tipo de produçoes. Um filme sobre uma serie tem sempre a dificuldade de ser apenas mais um episodio mais longo, no meu caso como nunca tinha visto foi um bom primeiro contacto com o franchising.
O argumento segue as pisadas da ovelha mais conhecida da animaçao na companhia habitual numa grande cidade tentando recuperar o seu dono depois de uma crise de amnesia.
O argumento e limitado na sua base ou não fosse um filme sem dialogos, ou seja mudo entre personagens. O corpo do filme e previsivel e so os apartes principalmente humoristicos funcionam principalmente na parte final do filme, com o credit scene a ser delicioso.
NA produçao e unico o trabalho realizado so comparado com outros filmes envolvendo o mesmo realizador, a mistura de plasticina e animaçao e promenor e inacreditavelmente unico num estilo que tem dado algumas das obras de referencia de um humor para menores que agrada os adultos com humor mais apurado.
O filme não tem qualquer cast

O melhor – Algum humor britanico de primeiro nivel

O pior – A dificuldade em adquirir ritmo


Avaliação - C+

No comments: