Sunday, August 09, 2015

Dark Places

Pode um dos filmes com melhor elenco do ano, depois de uma espera de quase um ano ver a sua estreia limitada a alguns cinemas sem qualquer visibilidade e ter uma existencia comercial e critica quase imperceptivel. A resposta é sim e é dada por este Dark Places, um filme que juntou uma serie de actores em boa forma e resultou num filme que quase ninguem deu por ele.
Os policiais ou Thrillers sao normalmente filmes de resultado completamente imprevisivel, ora impulsionados por uma boa critica conseguem imperar comercialmente ora empurrados por avaliaçoes menos favoraveis desaparecem da lista de distribuição. Pois bem este filme parece-me estar no meio termo destes dois polos. Ou seja por um lado não tem o brilhantismo nem o suspense de outros filmes do genero muito mais trabalhados e surpreendentes no seu twist mas tem a seriedade e a maturidade para se ir desenrolando a bom ritmo querendo o maximo de cada uma das personagens numa descoberta do passado.
Penso que mesmo não sendo um grande filme, e daquelas obras que perde pela sua expetativa criada principalmente pelos intervenientes que fazem o espatador aguardar por um filme mais diferenciado, mais trabalhado principalmente na produçao em si já que em termos de argumento e narrativa estamos perante um filme iguais a muitos outros com o mesmo numero de estrelas e com mais visibilidade. Neste caso surpreende porque nem sequer e um filme exprientalistas mas um film e ordinario igual a muitos outros com o mesmo teor.
Ou seja um daqueles filmes que entertem a sua duraçao, simples sem grande margem para reflexao um tipo de obra utilizado principalmente para tentar surpreender na investigação, mas que não consegue ter impacto suficiente para se fazer sublinhar entre outros filmes, cai no erro de ter uma grande aposta no cast talvez demasiado para a simplicidade do resto do filme em si.
A historia fala de uma mulher que depois de ter observado a sua familiar ser toda assassinada alegadamente pelo seu irmao começa a investigar de novo esse passado de forma a perceber se foi mesmo assim que tudo aconteceu, que a vai levar de encontro a muitas outras pessoas do seu passado.
O argumento e simples, podemos dizer que em termos de thriller policial e modesto, não na forma mas no conteudo, o desenrolar pausado e o desvendar de forma esporadica e parcial do filme parece uma boa estrategia, mesmo que em termos de dialogos e personagens seja um filme simples sem grandes adornos.
Paquet-Brenner um realizador frances que tem neste filme aquele com maior meios arrisca muito pouco em termos artisticos no filme, algo que poderia ser um elemento diferenciador e que desse uma tonalidade diferente ao filme. Fica sempre a sensaçao que com este capital humano e com a representaçao segura podia ter arriscado mais na realizaçao.
No cast Theron adquiriu nos ultimos anos uma capacidade dramatica interpretativa que a torna uma das mais completas atrizes da atualidade e uma das mais versateis, neste filme consegue ser isso, mesmo sem a exigencia de outros projectos. Pena e que os seus secundarios mais proximou como Hoult e Moretz tenham personagens a primeira completamente dispensavel e a segunda com uma serie de tiques que tem vindo a ser comuns numa fase menos feliz da carreira da adolescente. O unico registo positivo em secundarios vai para Corey Stoll que embalado por House of Cards tem demonstrado uma boa forma numa quase omnipresencia bem vinda

O melhor – A forma como o filme se vai desvendando

O pior – Com este capital interpretativo poderia existir mais risco


Avaliação - C+

No comments: