Sunday, August 02, 2015

Unfriended

Se existe genero que exige um sangue novo é claramente o terror, onde ano apos ano se multiplicam os filmes de espiritos malignos em casas tormentando familias, um toque de atualidade é sempre bem vindo, como é o caso deste filme no qual temos um filme totalmente passado nas redes sociais, num unico take e sempre no ecra de um computador. A ideia acabou por passar com mediania sempre louvavel para o genero em termos criticos e comercialmente mesmo tendo como base dinheiros independentes o resultado tambem acabou por ser positivo.
Se exite caracteristica que nunca poderemos considerar neste filme e repetitivo a ideia de base de ter todo o filme nas diferentes janelas de rede social de um computador e na interação de um grupo de amigos, acaba por ser totalmente original, e funciona no filme, pese embora exija atençao redobrada no espetador que tem de estar atento a diversas coisas ao mesmo tempo.
Alias este e talvez o maior problema do filme o que exige do espetador que precisa de uma atençao sobre humana para captar in loco tudo o que o filme dá, em mensagens e promenores no computador. Outra das limitaçoes e as personagens ao ser um filme tao contextualizado num curto espaço e tempo, as personagens sao desconhecidos que não sabemos motivaçoes nem persoanlidade , vamos apenas conhecendo alguns defeitos pelo que o filme nos vai desvendado.
Assim e mesmo novamente estando presente a velha historia do espirito a procura da redençao do passado e vingança,. Temos de uma forma muito original numa linguagem que os mais novos conhecem usando diversas redes sociais e funcionalidades informaticas conduzindo o terror para um terreno dos mais jovens ou seja o mundo ativo virtual e nisso mais que o filme ser original e um filme bem integrado no contexto do seu espetador.
A historia fala de seis amigos inter ligados pelas redes sociais que começam a ser chateados pelas contas de uma ex amiga que fruto de bullyng acaba por falecer e agora por estar redes sociais acaba por tentar resolver o seu passado com cada um dos personagens.
O argumento mesmo não sendo na base narrativa algo de novo, ao trazer novamente os temas de vingança e espiritos e na sua forma um autentico grito de originalidade demonstrando um conhecimento de cada aplicaçao, mas acima de tudo conseguindo jogar com o panico do desconhecido, sem grandes personagens ou grandes dialogos.
Podemos dizer que em termos de realizaçao Leo Gabriadze tem um trabalho muito interessante mais idelogo do que dificil de fazer, mais de criaçao de uma ideia do espetacularidade da mesma, Ele que e um disciplo de uma escola russa cada vez mais a tentar criar um estilo em hollywood.
No que diz respeito ao cast pouco ou ninguem conhecido um grupo de jovens que acaba por ser retirado de secundarios de series que tem pouco destaque no filme, já que os protagonistas sao as letras e as redes sociais, onde o Skype sai vencedor.

O melhor – A ideia actual de contextualizar o filme no aspeto mais proximo dos jovens

O pior – Ser o tipico filme da vingança e fantasma


Avaliação - B-

No comments: