Friday, August 21, 2015

Vacation

Quando o cinema fica parco em novas ideias existe sempre forma de fazer a maquina comercial funcionar ou fazendo remakes ou reebots de sagas antigas de sucesso. O interessante neste filme é que este acaba por ser um misto dos dois ou seja, trás de novo a saga da familia grisworld repetindo a historia do primeiro filme, mas com o ingrediente de não cortar com o passado. E mesmo sendo esta familia historica no ponto de vista da tradiçao americana o resultado critico e comercial do filme desapontou já que se tratava de um projecto ambicioso.
Confesso que sempre fui um fã dos filmes originais principalmente os tres primeiros, dai que tinha alguma expetativa relativamente a este novo filme, e posso dizer que pese embora o crescimento quer do cinema quer meu tenha alterado alguns gostos continuo a gostar do filme e posso dizer que gostei deste filme que o mesmo e comico, funciona neste sentido com risco o que nem sempre e facil num filme como este.
Contudo existem algumas diferenças no que diz respeito a este filme relativamente aos seus antecessores, temos um filme marcadamente mais sexualizado, menos familiar, mais proximo das comedias que tem realizado sucesso nos ultimos anos, nos cameos um corte com o passado o que e inteligente já que a grande maioria dos espetadores que preenchem as salas de cinema não sao do tempo dos bons resultados desta familia na sua primeira linhagem.
E obvio que e uma comedia simples, muitas vezes brejeira mas com um ritmo e intensidade humoristica interessante, consegue ser funcional na maior parte do tempo e ter alguns cameos interessantes mesmo que estes acabem muitas vezes em cliche. Contudo os tempos sao diferentes e espaço para estas comedias como franchising parece não existir pela falta de efeitos e de seduçao ppor uma industria totalmente diferente. Mas fica a homenagem.
A historia segue as pisadas do filho mais novo dos Grisworld já adulto e com a propria familia, que de forma a unir a mesma e tentar salvar este conjunto tenta embarcar numa viagem semelhante a que o seu pai fez com a sua familia no primeiro filme da saga. Contudo as peripecias e azares sao de familia.
O argumento tem muita base no primeiro filme da saga mas enquadra bem os acontecimentos já existentes dá um desenvolvimento com credibilidade o que nem sempre e facil de fazer. Funciona em termos comicos mesmo que as personagens não sejam muito trablhadas. E uma comedia familiar mas claramente mais incorrecta.
Na realizaçao uma dupla onde o mais conhecido Daley tem como seu maior feito alguns argumentos de comedia. A realizaçao e tradicional sem grande risco dentro do habitual em filmes comicos de estudio. Um registo positivo nos credit scenes.
No cast Helmes e um actor ainda sem o carisma que Chase tinha naquele tempo, mesmo que sublinhe nunca ter sido especial fa deste ultimo como provavelmente Helmes nunca sera uma referencia em qualquer tipo de cinema, pese embora tenham estilo goofy demasiado parecido. Mas o filme ganha em algumas escolhas Appelgate funciona muito bem neste estilo, e os cameos valem por algum promenor ao filme.

O melhor – A homenagem a uma das melhores sagas de comedia

O pior – Provavelmente o mundo mudou e o que era unico deixou de o ser


Avaliação - C+

No comments: