Tuesday, August 11, 2015

Do You Belive?

Existe uma nova moda no cinema americano, que é uma luta religiosa, dai que dos mesmos produtores em dois anos surgiram dois filmes que sao nada mais nada menos do que propaganda cristã algo que nunca foi comum num cinema de grande divulgação. Depois do primeiro filme ser um autentico floop este nao ficou atrás quer criticamente onde foi um desastre tambem comercialmente pese embora tenha melhorado o resultado geral do seu antecessor ficou longe daquilo que seriam os objectivos.
E interessante olharmos para fundamentalimos longinquos e acharmos os mesmos como negativos e valorizar o que nos e mais proximo quando a religiao e mais proxima de nos. Pois bem o que vemos neste filme e fundamentalismo total em torno da religiao colocando de lado outros valores humanos e defendidos por todos e quando assim o é apenas podemos dizer o quao ridiculo e a motivaçao de um filme que e mera propaganda religiosa.
E pior que isso e que tudo funciona ainda para mais num estilo de filme puzzle que se vai ligando com uma cola totalmente ridicula pensamos a determinado momento do filme que qualquer personagem que se encontre com outra vai criar uma relaçao de anos em cinco minutos e vao ficar juntos para sempre, mostrando que o filme nao consegue ter um minuto de realismo mas sim de mensagem profetica completamente distante da realidade.
E isso e tao gritante que chegamos a determinada altura a pensar que a ressurreiçao que ocorre no filme devido a fé e o facto mais real que observamos ao longo de duas horas de cinema onde o melhor exercicio que o espetador pode ter e tentar escolher os maiores defeitos de um filme sem minima qualidade que nao deveria ter lugar principalmente na forma como este e expandido.
A historia fala de diversas personagens em situaçoes limites que interagem entre si com diferentes niveis de fe na religiao que vai mudando consoante as interações que vao ocorrendo
O argumento do filme é um autentico queijo suiço com buracos enormes, nada tem sentido, contacto com a realidade ou sequer explicação. As personagen sao todos anjos ou pelo menos a maior parte deles, ja que os que nao sao acabam por se aproximar, o desenvolvimento narrativo do filme e uma parodia e os dialogos tiragens biblicas.
Na realizaçao temos Gunn que ja teve mais destaque em comedia mas que com a falta de emprego tem aqui uma realizaçao simples sem grande protagonismo pena para a sua carreira que tudo o resto seja pessimo.
No cast e triste ver uma vencedora de oscar como Mira Sorvino ver a sua carreira ter necessidade de um filme como este, que mais que a sua falta de qualidade nao lhe exige nada. Sean Austin outro ator completamente fora de prazo tem acima de tudo o pior papel do filme.

O melhor - A mensagem e positiva

O pior - Tudo e completamente longe de qualquer realidade

Avaliação - D-

No comments: