Pode um pequeno filme
com um actor reconhecido em baixo de forma ficar na historia do
cinema. Pode e normalmente pelas piores razões após o suicidio de
Robin Williams podemos considerar este o seu ultimo filme pelo menos
de carne e osso e o ultimo como protagonista. Num terreno onde
normalmente tinha menos sucesso como o drama. Os resultados longe dos
melhores momentos do actor, com avaliaçoes medianas sem grande foco
e comercialmente um pouco como os ultimos dias da sua carreira longe
de qualquer sucesso.
Se existe filme que
pouco ou nada tem a ver com a carreira que Williams foi criando e
este drama escuro, triste um pouco como a sua morte, sem qualquer
vestigio de alegria num personagem que esconde a sua
homossexualidade. O filme tem um assunto em voga actual mas e um
filme demasiado triste, penoso sem ritmo muito a deriva um pouco como
a carreira de Williams nesta altura e que provavelmente se relacionou
com a sua morte.
E facil encontrar o que
valorizar neste filme principalmente apos a morte do actor, a
intensidade dramatica a desilusao que transparece a cada olhar do
actor, a forma escura com que o filme e realizado e o lado dramatico
de um actor que teve sempre este lado. Mas muitas destas avaliações
sao condicionadas pela sua morte caso contrario estariamos a falar de
um filme sem ritmo com um bom tema mas nunca consegue dar a
intensidade ao mesmo.
Os filmes independentes
tem muitas vezes este problema serem demasiado cinzentos não
conseguirem encontrarem o tom, e faltar um conflito e optarem
normalmente por um final demasiado aberto. Estes problemas estao
todos bem vincados neste filme que tem falta de muitos outros
adereços, como principalmente conflito e intensidade emocional.
A historia fala de um
bancario que vive um casamento por conveniencia que começa a
relacionar-se com um prostituto com quem começa a desenvolver uma
intensa relaçao emocional, que vai expressar a homossexualidade que
teve sempre escondida na sua vida.
O argumento tem um
ponto de base interessante e provavelmente bem comum, mas penso que
não tem a expressao que devia ter, já que as duas personagens base
não sao tao interessantes para fazer explorar este ponto por outro
lado falta ao filme a capacidade de conseguir expressar com
intensidade cada um dos seus pontos de vista.
Montiel e um realizador
que já teve mais destaque em Hollywood com alguns filmes bastante
funcionais, mas com o tempo desapareceu dos filmes com maiores
destaques talvez por nunca ter conseguido dar aos mesmos o seu cunho
pessoal, aqui tem um filme escuro por natureza uma escolhja esperta
mas nada mais.
No cast Williams estava
fora da sua forma e vigor por isso refugiou-se em papeis mais
dramaticos em filmes menores onde não era tao exposto, aqui e
exactamente esse lado depressivo que padecia que o filme precisava
dai que seja o seu melhor papel dos ultimos anos de carreira mesmo
que seja tambem a transparencia de um estado de espirito.
O melhor – Um tema
actual e presente
O pior – As
personagens nunca conseguirem imprimir um registo mais intenso ao
filme
Avaliação - C
No comments:
Post a Comment