Tuesday, August 18, 2015

Mission Impossible - Rogue Nation

Tom Cruise fez com este filme o que quase ninguem faz, ou seja estrear o mesmo alguns meses antes do previsto, numa fase em que normalmente o Box Office já se encontra de ressaca. O que é certo e que impulsionado por uma excelente recepçao critica tento em conta que se trata de um filme de acçao e um assumido Blockbuster o filme conseguiu ser o ultimo grito deste verão em termos de blockbusters e sucessos comerciais ultrapassando inclusive alguns dos seus antecessores.
Tom Cruise tem a maquina bem oleada no que diz respeito a esta saga desde logo a mesma tem sempre uma componente de risco, que acaba por publicitar os filmes com o actor a ser o seu proprio duplo, uma vertente comica muito ao lado de Simon Pegg, o lado feminino que neste filme ganha particular destaque com a escolha de Rebecca Fergunson uma desconhecida que quase ganha o filme, e depois a viagem a volta do mundo por ccontextos miticos de cada um dos paises. E nisto tudo que existe o fascinio de MI e aqui temos tudo em boa dose.
Outro ponto interessante e o ritmo que o filme adquire e principalmente a forma como o filme arrisca mais em termos de argumento com twists sempre comuns nestes filmes com historias da conspiração e muito suspense, este balanço a mim parece-me positivo bem feito com risco mas com muita previsibilidade, talvez o facto de ser o quinto filme da serie conduza a que existe alguns pontos que já sejam conhecidos e expectaveis do espetador e o filme acaba por surpreender neste particular menor o espetador.
Mas existe algo que e interessante na serie dar o filme ao seu realizador e MacQuarrie consegue dar um filme mais cru mais em cima das personagens com todo o risco e impossibilidade da saga, podemos dizer que estamos talvez no filme de espionagem com maior aproximaçao a dimensao de James Bond, com Ethan Hunt num estilo mais actual menos vintagem mas que os filmes se encaminham para ai não existe duvidas.
A historia fala na luta de Eatha Hunt depois de ver o IMF terminado tentar encontrar uma organiaçao de nome Sindicato criada para fazer as decisoes politicas que não podem ser formais e onde se reunem alguns terroristas, contudo sem o apoio formal a missao vai ser quase impossivel.
No argumento penso que já vi filmes da saga melhor escritos principalmente o terceiro, aqui temos o razoavel um bom balanço de açao e humor, este bem trabalhado, persoangens simples para filmes de acçao e twists que sofrem de alguma previsibilidade.
Na realizaçao temos claramente uma posta mais artistica com muitas sequencias em cima dos actores do acontecimento que funciona bem principalmente no live action deixando por vezes o espetador surpreendidos, falta algum toque mais artistico mas isso não se pede num filme como este.
No cast se Cruise conseguir manter este quarteto tem claramente uma boa equipa, a contrataçao de Renner da um peso e uma acessoria mental de luxo a equipa, Cruise e Ethan Hunt, e Pegg e Rhames e uma personagem que da carisma a toda a saga. Nas contrataçoes Fergunson surpreende pelo carisma e presença que dao ao filme, e Harris assume-se como uma optima escolha como vilao pelo seu ar misterioso e mais actual que muitos outros

O melhor – O balanço de tudo que tem que ter um blockbuster

O pior – Alguma previsibilidade dos twists


Avaliação – B-

No comments: