Wednesday, July 29, 2015

Child 44

Pode os suecos serem uma força emergente no cinema norte americano, depois de vermos este filme rapidamente conseguimos responder afirmativamente a este filme que não só consta com um realizador com esta naturalidade mas tambem duas das suas figuras maiores. Pese embora existisse alguma expetativa critica quanto a este filme mais pela polemica de ter sido banido na Russia o certo é que criticamente o filme ficou longe da expetativa com avaliações mediocres, comercialmente o facto de não ter tido uma exibiçao Wide nos Estados UNidos prejudicou em muito a sua carreira.
Child 44 e mais que um filme de investigação e de personagens um filme politico que tenta entrar na forma de vida da ex União Sovietica em tempos de Staline, e neste ponto o filme é bem conseguido na forma como as personagens mudam de lado e de prepetiva consoante o interesse das ideologias politicas. E se o filme funciona no ponto de vista politico tem mais dificuldade em funcionar no ponto de vista policial desde logo porque a historia central e colocada de lado em troca de uns arrufos pessoais entre outras personagens parece sempre que esta escolha e bem discutivel e poem em causa o resultado final do filme.
E isto acima de tudo porque desde o inicio que o espetador se sente mais proximo da historia relativa a morte e desaparecimento de crianças do que propriamente nas lutas de galos entre dois dos personagens centrais, e quando o climax do filme se centra no segundo aspeto e nao no primeiro percebemos que existiu dificuldades em ler o filme por parte dos seus proprios produtores, o que não é meritório.
Mesmo assim temos algumas qualidades importantes de destacar, o facto de ser um filme ritmado tendo em conta a sua duração, a intriga politica ser bem presente. Mas os defeitos tambem sao sublinhados desde logo nao conseguir ter um final completo que resolvesse tudo o que o filme pede, por outro lado o mau balanço entre historias e por outro lado perder pelo facto de ser uma produçao aparentemente de baixo custo que acaba por se notar na forma como a realização ocorre.
A historia fala de um ex-sovietico Russo que junto com a sua mulher depois de ser desertado começa a investigar um assassinato algo que a politica do pais que defende refere nao existir e ser contra os seus ideias de segurança
O argumento não forte principalmente nos equlilibrios e balanços, nao e dotado de grandes dialogos mas consegue principalmente no contexto politico ser maduro. Perde na forma como o lado policial poderia ser mais trabalhado, mais forte, acabando por isso danificar algumas personagens.
Espinosa tem aqui um filme muito mais ambicioso do que ja tinha feito em Hollywood mas parece que os meios foram escassos para o filme em questão. Demasiado escuro, poderia ser mais grandioso, e o resultado poderia ter outro grau de imponencia principalmente com o capital humano ao seu dispor, nao sei se tera outra oportunidade tão flagrante para fazer as coisas funcioinarem.
No cast Hardy e um dos actores principais de hollywood atualmente principalmente pela sua versatilidade e na conjugação que consegue fazer entre papeis mais descontraidos e papeis intensos do ponto de vista dramático. Ao seu lado Rapace consegue sempre dar alguma intensidade as suas persoangens mesmo nao sendo deslumbrante. Kinnaman uma das novas figuras de hollywood nao parece convencer como vilão, sendo mais assertivo como heroi.

O melhor - O contexto cultural e politico onde o filme se encontra inserido.

O pior - a forma como a segunda história é obviamente melhor do que a primeira

Avaliação - C

No comments: