Sunday, November 30, 2014

When the Game Stands Tall

Thomas Carter e um caso unico no cinema norte americano já que dedicou grande parte da sua carreira a filmes sobre futebol americano mais concretamente ao lado por tras do jogo ou seja treinadores. Este ano surgiu mais um filme com os seus tipicos resultados ou seja uma indiferença em termos criticos e comercialmente modesto, principalmente quando aborda este desporto.
Sobre o filme podemos dizer que fazer um filme emotivo e com imperativo moral e algo tipico dos filmes de desporto, restando apenas completar com personagens e feitos mais ou menos apelativos. Neste caso temos um ponto de vista diferente já que o filme começa com o grande feito já ocorrido e segue na tentativa da reconstruçao, e aqui e que o filme perde intensidade principalmente na primeira hora, não sabemos o objectivo concreto do filme e o seu ritmo lento com longas sequencias de jogo não transmitem nada de particularmente relevante ao espetador.
E este e o grande senao do filme mas que contamina toda a sua duração e o faz ser claramente um parente pobre de um genero já de si facil, o que esta longe de ser postivo. Na parte final mesmo no fim encontramos um registo diferente um ensinamento diferente mas o filme poderia mesmo sem grandes dificuldades abordar a questão da luta individual e colectiva de uma forma mais directa que certamente resultaria num filme com outro impacto que infelizmente o filme não consegue ter.
Enfim temos um filme pequeno longe dos bons filmes de desporto, com os cliches de muitos mas que não consegue aproveitar as virtudes que filmes como estes conseguem ter tao facilmente e isso acaba por ser um defeito que compromete e muito o resultado deste filme.
A historia fala de um treinador que tem a maior saga de vitorias seguidas do mundo, mas que apos esse record tenta renovar a equipa e incutir o mesmo sentimento aos novos jogadores.
O argumento não e dificil mas o filme em si torna a sua vida mais dificil principalmente por complicar por tentar ser o maximo de realismo e dar demasiado tempo ao jogo o que torna por si so o filme demasiado aborrecido.
Na realizaçao Carter e experiente principalmente nas simulaçoes do jogo e um apaixonado e a forma crua como filma as sequencias nota-se a longo prazo mas e pouco num filme que fora do campo tem dificuldades principalmente em termos de realizaçao.
No cast pouca importancia do mesmo, Caviezel e um actor na mo de baixo e não e este filme que lhe da novo alento parece apagado, num filme que pede isso mas que apenas nos sublinha caracteristicas já conhecidas do actor, nos mais jovens nada de destaque já que o filme e demasiado jogado em campo para dar oportunidade de novos jogadores terem destaque.

O melhor – A conclusao


O pior – A forma como se perde no jogo em si


Avaliação - C-

No comments: