Sunday, November 16, 2014

Guardians of Galaxy

Depois do sucesso da Marver com Avangers e a reuniao de herois eis que o segredo poderia ter sido desvendado com filme baseados em figuras Marvel ou comic book. A produtora não perdeu tempo e aqui surge uma nova investida com Guardiões da Galaxia. Mais uma vez impulsionada por uma critica muito positiva o filme conquistou tremendamente as bilheteiras tornando-se o filme mais visto do ano nos EUA, surpreendentemente e o segundo mais visto em todo o mundo, ou seja um sucesso que nem nos melhores planos a Marvel poderia esperar.
Sobre o filme, desde logo e importante em dividir em dois pontos, por um lado o fundo, ou seja a historia central, a narrativa de base, e aqui não temos nada de particularmente novo, alias as ideias pareces escacear na forma como o filme é guiado e no sumo real do mesmo, enquanto historia de acção, ou seja e tudo muito facil muito definido e pouco original.
Mas se no epicentro o filme não consegue elementos originais no acessorio, nos adornos o filme e simplesmente surpreendente pela positiva, e aqui podemos dizer muitas coisas desde logo o sem sentido do humor utilizado em auxilio com uma musica que menos sentido tem, o humor utilizado com ironia entre as personagens e acima de tudo os efeitos especiais.
No balanço podemos dizer que e positivo, mas tambem e justo dizer que poucos querem saber os proximos passos do filme e o que vai acontecer quer e apenas um motivo para um novo filme em que permita a interação permanente entre o quintento porque isso mais que o segredo do sucesso do filme e o que realmente interessa.
A historia fala de cinco estranhos seres que se juntam quase obrigados de forma a defender a galaxia das ambiçoes de um terrivel vilao que tem como objectivo aniquilar diversos seres ao longo de toda a galaxia.
O argumento no seu tronco podemos dizer que esta longe de ser brilhante para um filme com tantos meios peca por escasso mas em tudo o resto o argumento potencia o filme para um valor que nunca teria, muito a custa do humor e da diferença pelo sem sentido.
Na realização Gunn tinha aqui uma aposta de risco e consegue ganha-la mais de que tudo pela suavidade que deu ao filme, por o assumir como um filme com humor imbecil e dar menos protagonismo aos efeitos especiais de eleiçao, com excepção das personagens muito bem criadas. Parece mais tarefeiro do que artista mas hollywood precisa de quem preencha estas lacunas.
No cast Pratt não e um heroi tipico, já que e um actor de humor que tem dificuldades em sair do registo, mas o filme adaptou-se perfeitamente as suas caracteristicas e isto acaba por ser um segredo do filme, que ganha tambem nas excelentes escolhas de vozes de Cooper histerico e do forte e monocordico Diesel.

O melhor – A ironia como auxiliar do humor.

O pior – O sumo do filme e reduzido


Avaliação - B

No comments: