Saturday, November 15, 2014

The Judge

Desde a aparição das primeiras listas de pre candidatos aos oscares que este filme constava, não so em termos do filme em si mas quem sabe tambem nas interpretações principalmente a de Robert Duval. Pese embora a expectativa logo nas primeiras visualizações percebeu-se que o conteudo não era de oscar o que fez com que as ava~liações ficassem longe do esperado. Comercialmente as coisas tambem foram modestas principalmente para um protagonista em mare de cima.
Sobre o filme confesso que quando percebi que o seu realizador era Dobkin mais proximo da comedia tive duvidas da força do filme para os oscares principalmente pela inexperiencia deste como realizador dramatico. E o certo é que esse acaba por ser o defeito maior do filme, nunca ser realmente um filme dramatico mas ser acima de tudo um tipico filme de RDJ.
E nesta dificuldade do filme encontrar o seu estilo, entre uma comedia policial sem o impacto que o queria causar, ou o drama intenso em que a comedia de desgaste e ofensiva reside os grandes problemas do impacto deste filme que facilmente acaba por se tornar um filme simpatico, bem disposto, que se ve bem mas nunca uma obra de referencia e muito menos uma obra para uma duração tao longa.
Assim e mesmo sublinhando que nos parece que a materia do filme seria insuficiente para muito mais mesmo com um trabalho mais rigoroso, parece claramente exagerado o valor e expectativa que se pos num filme de tribunal igual a tantos outros e que é sustentado em pequenos pontos importantes e certo mas por si so impossiveis para conduzir o filme para outro valor.
A historia fala da relaçao dificil entre um pai juiz e um filho advogado que e potenciada quando o segundo tenta defender o primeiro de uma acusação de homicidio em que o contacto vai ser permanente e vai conduzir a um conflito de sempre.
O argumento não e perfeito porque acima de tudo tem dificuldade em encontrar o seu tom, e quando assim o e, mesmo alguns bons dialogos da diade pai filho não consegue manobrar para altos voos o filme com algumas deficiencias assumidas tambem no guiao.
Dobkin e muito inferior ao filme e isso nota-se no deslumbramento de algumas sequencias e principalmente por não conseguir assumir ou enquadrar o filme, isso acaba por se mostrar num filme menor do que poderia ser.
Em termos de cast temos Downey Junior na ironia habitual que todos conhecemos num papel igual a tantos outros de um actor que encontrou um registo confortavel e não sai deste espaço, mas que começa a cansar. Todos os adjectivos positivos vao para Duval uma performence de excelencia o unico ponto do mais alto nivel no filme, com exigencia fisica e dramatica muito forte para um actor já com 83 anos de idade.

O melhor – Duval

O pior – A dificuldade em encontrar a sua toada


Avaliação - C+

No comments: