Saturday, November 22, 2014

Mockingjay Part 1

Pois bem, mais um capitulo de Jogos de Fome, depois de um primeiro filme surpreendente e actual em todos os seus pontos e um segundo filme algo repetitivo, a decisao dos produtores do filme foi organizar o final em duas partes como muitos já tem feitos como forma de não perder detalhe mas mais que isso ganhar receita a dobrar. Este terceiro filme e preparação para o final foi na mesma bem recebido pela critico algo que tem sido conseguido por todos os filmes da saga e comercialmente estreou com todo o peso que um filme como este consegue reunir.
Sobre o filme podemos dizer que este e um filme ingrato, desde logo porque não tem a emoçao dos jogos dos primeiros dois filmes, que lhe dava uma intensidade e um espirito competitivo essencial para resultar e depois falta lhe o climax de uma conclusao as personagens, dai que e facil este filme ser o mais facil de não gostar.
E esta aura não consegue ser retirada por um lado porque o filme e preguicoso e repetitivo na luta interna de Katniss e nas suas duvidas perante tudo e todo, porque a forma como filme da o climax poderia ser mais original dando um pouquinho da operaçao de resgate que esta no centro do final do primeiro filme, mas parece claramente um filme que quer abrandar o ritmo para surpreender quem não leu o livro no seu ultimo episodio.
Mesmo assim e comum a todos os filmes tem pontos interessantes a forma como retrata Katniss como uma marioneta dos poderosos o exagero da destrução a indefiniçao das personagens e esse suspense foi uma vertente sempre presente nos filmes anteriores e o maior segredo da saga e aqui esta presente. Do lado negativo um total colocar de lado do humor do filme algo que esteve patente nos filmes anteriores e que neste filme acaba por fazer falta.
Quanto a historia Katniss acaba por ser resgatada pelo 13 distrito e tentam que esta seja a figura da revolução contra o capitolio, contudo os perigos de uma guerra e o futuro de Peeta assustam a decisao que esta tem que tomar.
Eu apos ter lido o livro considerei este o livro mais forte mais adulto, fora do espirito de jogos o mais cru e esta divisao em dois torna obvialmente este argumento como o mais pobre mas ao mesmo tempo aquele que poderia dar ao argumentista mais liberdade que nunca ocorre tornando o filme algo vazio principalmente em comparaçao.
Lawrence volta a realizaçao de uma saga que apanhou em andamento limitando-se a seguir os bons passos de Ross demonstra menos capacidade de risco e inovar e isso acaba por ser algo limitativo para uma saga que com Ross sempre poderia ter mais creatividade.
No cast nada de novo Lawrence não nos parece tao entregue a personagem como nos dois primeiros filmes ao contrario de Hutcherson que ganha dimensao como actor neste filme, e sempre bom recordar Hoffman mesmo em piloto automatico, e Moore, e uma aposta carismatica para um filme que pese isso.


O melhor – A introduçao para o fim.

O pior – A divisao torna este filme muito menor do que os outros


Avaliação - C+

No comments: