Wednesday, November 26, 2014

The Boxtrolls

2014 não tem sido um ano prodigo em cinema de animaçao tirando o sucesso de filmes que sao sequelas de obras com sucesso quase não surgiu um unico filme de referecencia de animaçao tradicional. Este final de ano um dos que tentou a sua sorte foi este surpreendente boxtroll, com resultados positivos quer comerciais quer criticos mas insuficientes para o fazer vincar.
Sobre o filme podemos dizer duas coisas, por um lado parece um pouco agressido demais para menores com uso exagerado de palavras como matar e extreminar, dai que nos parece em alguns promenores um filme mais adulto contudo por outro lado o filme não tem um significado de excelencia nem tao pouco outros promenores que o permitam ser em si adulto, o que cria uma dictomia para o filme irresuluvel.
Mesmo assim e facil perceber os valores proprios do filme, e aqui penso que analisar a excelente animaçao psincipalmente na contextualizaçao do espaço fisico da forma como abordam o desenho das personagens e original e funciona no exagero para o filme funcionar e muitas vezes este e o aspecto mais artisitico da animaçao, e neste filme podemos dizer que as coisas funcionam.
Narrativamente e mesmo tendo em conta a mensagem que nos da parece obviamente que o filme poderia ser mais rico, mais humor, mais promenores poderiam dar outro ritmo a um filme que tem nos elementos tecnicos as suas maiores virtudes mas que infelizmente o argumento em si não consegue sempre seguir este valor.
A historia fala de um jovem criando em baixo do solo por monstros que decide tentar alteram a imagem que o mundo dos humanos tem dos monstros depois de uma lenda antiga ser vendida de forma erradamente, bem como tentar que os humanos deem valor aquilo que realmente deveria ter.
O argumento e muito melhor no sumo e na riqueza moral que quer dar do que proprimamento como narrativa em si, onde nem sempre o sentido ou a congruencia estao sempre presentes e o filme acaba por não ser primoroso.
Na componente tecnica gostei artisiticamente do desenho do filme e quando assim o e, mais facil o argumento funcionar na realizaçao sempre dificil e original de uma filme de animaçao, com inspiraçao burtiana demonstra objectividade e arte, a seguir num proximo filme.
No cast de vozes a força de Kingslety como vilao e sempre uma excelente escolha e mais uma vez faz toda a diferença comparativamente com as outras vozes.

O melhor – O desenho do filme

O pior – A falta de humor.


Avaliação - C+

No comments: