Saturday, November 15, 2014

Dracula Untold

O 3D os efeitos especiais e a falta de ideias em Hollywood tem conduzido a muitos reboots de historias de hollywood, uma deles foi uma nova versao de Dracula, agora adaptado a filme de acção serie B com muitos efeitos a pensar no 3d. O resultado critico foi o expectavel avaliações a balançar entre a indiferença e a recusa, surpreendente apenas o resultado positivo exagerado de bilheteira para um filme a priori com tantas debilidades.
Sobre o filme é obvio que um filme deste genero com esta produção, elenco e cast não poderia ser mais do que uma simples tentativa de fazer dinheiro sem muito esforço, onde a historia simplesmente não existe e o que interessa eram as sequencias de acção. Pois bem é o que o filme é um vazio total capaz de fazer mover no tumulo a intensidade e a paixao de Bram Stocker na sua personagem que neste filme e desprovida de qualquer dimensao e cai num total vazia alias como quase todo o filme.
Alias e gritante o vazio de todo o filme com particular destaque nas persoangens e suas motivaçoes, a personagem do vilao acaba por ser uma das menos carismaticas e interessantes dos ultimos anos e sabemos a facilidade com que se consegue dar um bom vilao. Mas o filme tem totalmente de lado o valor narrativo e isso torna-o uma autentica nulidade neste prisma.
Em efeitos especiais sendo este o vector maximo do filme tambem podemos dizer que para tanto investimento eles sabem a pouco, uma ou outra sequencia com morcegos algumas jogadas de luz, mas por exemplo o contacto com o sol e a visao do Dracula estao a anos luz do que alguem conseguriria fazer com os mesmos meios.
A historia tenta nos mostrar o que esteve na origem de Dracula, e as suas motivaçoes para se tornar o filho do diabo, bem como o que o vai conduzir aquela condiçao numa nova versao do que já tinha mostrado Copolla.
O argumento e um desastre para não dizer um vazio total de ideias de cima abaixo, e dificil encontrar algo de positivo numa historia tao basica em personagens que sao meros esteriotipos e num filme com total previsibilidade.
Gary Shore é um jovem que quase se estreou no mundo do cinema com tantos meios que não lhe conseguiu dar nada de particularmente seu e quando assim o e, não podemos dizer que as coisas tenham corrido bem, esperamos pelo seu proximo filme pois para um inicio com tantos meios de certeza que os estudios não o vao deixar cair tao cedo.
Eavans não e bom actor e o tipico cinzento actor de acçao e pouco mais e o filme so lhe pede isso, a mesma coisa para Cooper que nem como vilao consegue adquirir qualquer destaque num filme com um cast que não se pode por em causa porque as personagens simplesmente não existem.


O melhor – A curta duração

O pior – O que fizeram a narrativa de Bram Stocker


Avaliação - D-

No comments: