Lasse Hallstrom pode
nunca ser considerado um realizador de topo do cinema actual, mas
sera um daqueles que vamos sempre recordar historias emotivas, que
nos fizeram recordar alguma coisa, e isso e tambem uma forma de
merito principalmente no cinema simples. Depois de dois filmes em
adaptações de Nicholas Sparks eis que surge este ano com um amor
diferente mas tambem a adaptação de um livro, o resultado critico
melhor do que nas adaptaçoes de Sparks comercialmente mesmo sem
tanto mediatismo conseguiu o minimo exigido.
Sobre o filme podemos
considerar os filmes deste realizador algo lamechas de emoçoes
simples, mas desde Chocolate que ele não conseguia um filme tao
simples mas ao mesmo tempo tão bonito em quase todas as pontas.
Desde as personagens sempre a darem o seu lado melhor, ao contexto
bucolico que encaixa perfeitamente no tipo de registo que o filme
quer encontrar quer nas decisoes narrativas que o filme opta.
E com tanto positivismo
e dificil não chegar ao fim com um surriso positivo de um filme
simples de facil visualizaçao com um interior positivo e mais que
isso com uma mensagem positiva de esperança que nem sempre e facil
de entregar com tanta sinceridade como neste filme.
Depois a o lado
negativo a plausibilidade das situaçoes a ausencia de sentimentos
negativos durante grande parte do filme acaba por não dar grande
realismo a obra e tirar-lhe algum alcance como obra literario ou
mesmo a abrangencia do mesmo, e aqui temos mais Hallstrom do que
propriamente qualquer escritor. O cinema precisa de filmes positivos
e este e sem duvida.
A historia dala de uma
familia indiana que depois de ser expulsa do pais por conflitos
politicos acaba por se estabelecer numa pequena cidade francesa onde
abrem um restaurante indiano mesmo em frente a um restaurante de luxo
na mesma localidade e que abre uma competiçao inesperada.
O argumento e simples e
emotivo, mais do que propriamente grandes dialogos ou grandes
personagens o filme tem emoçoes positivas fortes e tem nestas o seu
objectivo mesmo com muita previsibilidade o filme consegue atingir os
seus simples e sinceros objectivos.
A realizaçao de
Hallstrom junto de outras suas ganha por completo no contexto onde a
acçao decorre e com este contexto estetico difcilmente a realizaçao
e as grandes imagens conseguiriam falhar, a todos os niveis bonito.
No cast podemos dizer
que todo o empenho e força esta no carisma de Om Puri um experiente
actor indiano que domina todo o lado mais suave do filme, Mirren esta
como sempre na dualidade de personalidade que consegue tao bem
encaixar, os protagonistos amorosos do filme funcionam facilmente.
O melhor – O lado
positivo das emoçoes no cenario ideal.
O pior – Nao deixa de
ser demasiado previsivel
´
Avaliação - B-
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