Friday, November 07, 2014

Young Ones

A ficção cientifica exprimental e as prespectivas futuristas foram um do tema cinemtagrafico do presente ano, não apenas nos filmes de estudio com grandes meios mas tambem por realizadores em crescimento. Um desses realizadores e proveniente de uma familia conceituada foi Jack Paltrow, que surgiu com um filme sobre a necessidade da agua no futuro apocaliptico. O resultado foi pouco convincente criticamente não conseguiu ultrapassar a barreira dos cinquenta por cento, e comercialmente a pouca distribuiçao do filme conduziu o mesmo a um fracasso, pese embora a riqueza do seu cast.
Sobre o filme podemos começar por dizer que existe um genero de filme que não necessita de tiques independentes pois o espectador tem que se centrar na congruencia e logica do desconhecido, dai que eu seja um pouco averso a formas diferentes de contar historias e de puzzles neste genero, algo que este filme o faz de alguma maneira e sem intensidade, o que acaba por por esta opçao fazer perder algumas das mais valias narrativas que o filme naturalmente tem.
E este ponto entra logo no inicio do filme a forma como as personagens nos vao sendo dadas e as suas caracteristicas a um ritmo demasiado lento e dividido em capitulos acabam por fragmentar não so o filme mas acima de tudo a ligaçao do espectador ao filme, fazendo com que a intensidade emoional que o filme a espaços tente ter nunca tenha o efeito desejado.
Mesmo assim a que referir bons apontamentos num filme bem interpretado com um preceito interessante, narrativamente com bons momentos mas que na união na colo que deveria colocar todas estas peças parece faltar arte o que muitas vezes diferencia um bom filme de algo completamente irrelevante com toques de qualidade como este filme.
A historia fala de uma familia, que apos o desaparecimento da agua tenta resultar e sobreviver apos a morte do progenitor e o regresso da agua um jovem tenta relacionar o que podera ligar estes dois acontecimentos.
O argumento até tem boas ideias, boas persoangens e alguns dialogos interessantes longe do brilhantismo, mas falha na articulação de todos estes aspectos e quando assim o e a imagem que ficamos e que a omolete não e boa mesmo com bons ovos.
Na realizaçao Paltrow tem aqui uma definiçao de cinam proprio, inspirado em Mad Max assim parece a forma como nos da a imensidao de deserto e como balança na sua evoluçao tem algum valor creativo de um realizador em crescimento e que tera oportunidades para fazer filmes mais unanimes, já que alguns apontamentos aqui tecnicamente de realizaçao sao interessantes.
No cast boas interpretações principalmente de Shannon sempre intenso e efectivo nos seus papeis, e Fanning em claro crescimento e apostada em ser uma das figuras do futuro, Smith não consegue descolar a imagen de introversão e Hoult não tem aqui a sua melhor personagem.

O melhor – Alguns apontamentos de realizaçao soltos.

O pior – A falta de estrategia no guiao do filme.


Avaliaçaõ - C

1 comment:

Anonymous said...

Olá bateman,

Sou leitor do Bateman's critics e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Bateman's critics.

Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Bateman's critics.

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,

Marcos
www.cinematotal.com
marcos@cinematotal.com