Wednesday, August 06, 2014

God's Not Dead

Pouco ou ninguem acreditava quando este pequeno filme sem estrelas sem grande orçamento foi lançado que se tornaria numa das maiores supresas do cinema deste ano com uns resultados comerciais bem acima do expectavel. Para tornar tudo ainda mais surpreendente esta a clara negaçao critica que o filme recebeu com pessimas criticas quer de especializados quer do publico em geral, pelo que o seu resultado comercial deveria ser um caso de estudo.
Sobre o filme temos obviamente um filme paradigmatico, teorico sobre uma discussao clara entre a crença e a não crença em deus sob a forma de duas personagens distintas, mas o filme cai no erro crasso num filme como este é de ser facioso de transmitir tudo de bom de um dos lados sem nunca pensar no lado racional e das explicaçoes do outro, o que faz com que o filme desde logo seja imaturo na discussao que quer criar.
E se na sua essencia o filme falha principalmente em termos de abordagem como filme e linhagem narrativa as coisas não sao muito melhores, as personagens não existem a envolvencia das personagens e limitada e ficamos quase isolados em algumas disputas verbais e a tentativa de um filme generalista que acaba por quase nunca ser.
Ou seja surpreendente carreira comercial porque estamos acima de tudo perante um filme muito limitado de principio a fim e a em todas as suas vertentes não fosse uma actual loucura pelo cristianismo assumido e provavelmente este filme não tinha nunca estreado em qualquer cinema.
A historia fala de um jovem que é obrigado pelo professor a escrever e mais que isso a aceitar a morte de deus, relegioso confesso o jovem vai tentar demonstrar ao professor que a sua crença esta errada e que deus continua vivo.
Em termos de argumento temos um filme centrado nas discussoes e pouco nas personagens ou mesmo desenvolvimento narrativo destas e assim temos um filme claramente limitado em termos de argumnto.
Na realizaçao podemos dizer que saiu o euromilhoes a Cronk um realizador cristao sempre relacionado com esta tematica cujos filmes foram sempre completos desertos de resultados ate que sem saber muito bem como surge com este filme, igual a tantos outros mas por algum lado chamou a atençao
Em termos de cast muito pouco o filme limita-se a discussoes em que os seus interpretes se encontram a meio gas poderia ser melhor mas não e por este parametro que o filme e negativo.

O melhor – O segredo que ninguem descobre

O pior – Ser claramente virada para um dos lados


Avaliação - D

No comments: