Monday, August 11, 2014

Fading Gigolo

Quando surgiu o primeiro trailer deste novo filme de John Turturo como realizador e argumentista e com a presença de Woody Allen foi notoria a influencia desta figura no filme não so no tipo de guião assumido principalmente na personagem entregue a Allen, mas tambem pela banda sonora. Pese embora este facto os resultados criticos do filme estiveram mais perto do Allen de menor sucesso do que propriamente dos filmes surpreendentes do realizador, em termos comerciais tambem aqui o lado menor vistoso com uma estreia em cinemas muito selecionados com uma visibilidade assim sendo pouco forte.
Sobre o filme desde logo e notoria a inspiração a todos os niveis de Torturo no cinema de Allen para fazer este filme que mais parece um filme de Allen com Turturo do que o contrario e aqui encontra-se basicamente dois motivos, pese embora o filme seja centrado na personagem de Torturo todas as melhores sequencias e melhores dialogos estao em Allen ainda para mais dentro da tradiçao das suas personagens.
O problema do filme e que retirando o ponto artistico habitue de Allen o filme tem muito pouco mais, ou seja um inicio interessante na conjugaçao da dinamica entre as duas figuras centrais mas que rapidamente desaparece com o aparecimento de outras figuras que tornam o filme monotono e pouco diferenciado principalmente quando a figura de Allen fica de fora. Aqui parece o filme querer tornar-se demasiado serio para os seus curtos perceitos.
Por este ponto parece-nos que o filme não e propriamente feliz, principalmente na generalidade, e acima de tudo sofre de um mal cada vez mais geral no cinema americano que e deixar toda a sua graça natural para o trailer nada acabando por sobrar para surpreender o espectador no filme em si.
A historia do filme fala.nos de dois amigos em que um começa a lançar o outro na arte do sexo pago, uma sociedade dentro da comunidade judeia de Brooklyn que para alem de rentavel vai por em causa as leis instauradas da comunidade.
O argumento tem bons momentos pelo menos uma inspiração obvia que é todas as linhas da personagem de Allen que parecem ter sido escritas pelo proprio dentro do seu estilo pena e que este estilo não continue no que resta de guiao, onde normalmente este difere não so nos dialogos mas tambem no ritmo.
Torturo tem uma realizaçao suave, de imagens soltas com uma cor propria, que pese embora seja discutivel a sua beleza e indiscutivel o seu cunho pessoal, de um actor de segundo plano que dificilmente sera um realizador de primeiro mesmo assim parece-nos ser mais versatil neste campo.
No cast Torturo constroi a personagem a sua imagem e principalmente a de Allen dentro do registo habitual de ambos sem risco, a mesma coisa em Stone e vergara, dando a ideia que as personagens foram criadas já com os interpretes em mentes, o unico ponto novo acabou por ser Paradis, num registo algo peculiar que sinceramente não me encheu as medidas se bem que penso que e uma interpretação que pode agradar uma critica mais tradicional.

O melhor – A influencia de Allen no lado mais ligeiro do filme.

O pior – Quando o filme se leva a serio


Avaliação - C

No comments: