O cinema irlandês
depois do sucesso de Guarda tornou-se o foco de mais atenção
principalmente os trabalhos de Mcdough, pois bem este ano e
novalmente com Gleeson a liderar surge um filme sobre relegiao e
sobre a forma desta numa pequena aldeia irlandesa. Pese embora este
facto o resultado comercial ficou aquem do filme anterior do
realizador principalmente nos mercados britanicos, já em termos
criticos as coisas correram bem com avaliações muito positivas
talvez um pouco precoces para o filme se candidatar a algo mais.
Sobre o filme temos um
daqueles pequenos filmes em contextos espaciais numa vila pequena
onde algumas personagens nos são apresentadas a conta gotas para nos
advinharmos quem esta por tras de um confesso inicial, e esta forma
de realizar uma intriga e extremamente interessante e funciona em
todos os aspectos primeiro porque torna o filme mais intenso em
termos de misterio e aos poucos da força a cada uma das personagens
que nos entregam com as suas virtudes e defeitos.
E se na forma as coisas
resultam em pleno numa forma fresca e eficaz de fazer um bom e
intenso cinema na sua concretizaçao podemos dizer que as coisas não
são tão brilhantes e aqui peca acima de tudo as personagens serem
lineares em termos de lado, ou seja algumas dao o seu lado melhor
enquanto as outras dao o seu lado mais negativo e nesta falta de um
balanço mais equilibrado resido os maiores defeitos do filme.
Mesmo assim num ano que
não esta propriamente a ser vistoso em termos de grandes filmes
temos aqui oriundo da irlando um filme competente que tem ao mesmo
tempo um caracter policia de fe interessante denunciando mesmo alguns
dos perigos da igreja catolica por muito dos casos que cada vez mais
sao associados aos sacerdotes da mesma.
A historia fala de um
padre que no confesso é ameaçado de morte para a semana seguinte
por um dos seus paroquianos o filme segue a semana toda deste padre
na forma como se relaciona com cada uma das possibilidades.
É no argumento e
principalmente no esqueleto do mesmo que reside as mais valias de um
argumento que e quase sempre mais curioso do que propriamente
brilhante nos dialogos ou mesmo nas personagens, não sendo uma obra
prima e um argumento eficaz e que imprega ao filme bastante ritmo,.
O realizador ganha o
filme pelas excelentes paisagens que a irlanda tras e que ele
consegue utilizar no contexto de todo o filme cada paisagem e muito
mais do que elas proprias de um realizador a ter em atençao
principalmente como vector importante de um cinema europeu moderno.
No cast Gleeson tem um
papel intenso de um actor que tem nesta factuldade a sua maior
virtude ao seu lado um conjunto de desconhecidos ou quase que
consegue dar o impacto a cada uma das personagens naquilo que elas
merecem sem nunca termos uma interpreação de luo
O melhor – Um cinema
europeu moderno
O pior – A falta de
equilibrio entre os lados das personagens
Avaliação - B-
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