Sunday, August 31, 2014

Draft Day

Ivan Reitman e um dos realizadores mais carismaticos do cinema comercial, colecionando sucessos á mais de 30 anos, pese embora ultimamente os resultados tem sido menos forte principalmente no terreno que lhe deu notoriedade ou seja a comedia. Para este ano num tema em voga, ou seja o Futebol Americano o realizador trouxe-nos um filme sobre as incidencias do dia mais importante da pre season ou seja o Draft Day, os resultados criticos foram medianos o que quase sempre acontece em filmes vocacionados para o grande publico, mas o problema do filme acabou por ser precisamente comercialmente com resultados muito modestos para um filme deste genero.
Sobre o filme podemos dizer que não e uma comedia o que pode ser praticamente uma novidade para a carreira de Reitman, mas sim um filme que respira futebol e tudo envolvido nele, e no grau de promenor temos um excelente filme pela forma como adquire o ritmo pela envolvencia e pela realização, que faz com que duas horas intensas decorram a um optimo ritmo e que ´´e desde logo uma mais valia para qualquer blockbuster.
Como grande problema temos a personagem central, num filme como este e importante ser criada um empatia natural entre a personagem central e o publico algo que não acontece principalmente pela falta de modos do primeiro, mas principalmente porque fica sempre a sensaçao que este não tem razao e que tudo ocorre dependente do estado de espirito o que nem sempre e a melhor condiçao para aquilo que o lugar dele deve ter.
Mesmo assim temos um agradavel filme de entertenimento na senda de muitos outros sobre desporto com caracter mais ligeiro que nos ultimos anos tem sido lançados, sem grande densidade narrativa mas um blockbuster puro e tradicional não fosse Reitman o seu realizador.
A historia fala de um manager de futebol americano e nas diferentes negociaçoes no periodo que antecipa o Draft ou seja a escolha de novas estrelas, enquanto isso novos aspectos da sua vida pessoal irao marcar tambem este dia.
O argumento não e prodigo em novidade muito pelo contrario e um filme simples de processos simples que tem como mais valia o promenor criado em cada situaçao narrativa mais do que propriamente na criaçao de excelentes personagens e muito menos dialogos fortes. Peca na caracterizaçao da personagem central.
Na realizaçao Reitman e um veterano mas que realiza com afinco e promenor um filme de desporto que não e facil principalmente para um veterano e certo que não tem o centro de jogo sempre mais dificil mas em tudo o resto temos um filme com cor, indicado para valores comerciais.
Por fim o cast Costner não e um actor de grande nivel nunca o foi e neste momento da carreira protagonizar um filme nem sempre nos parece uma decisao sábia, aqui aliado a uma personagem cinzenta faz as coisas ainda resultarem menos, Garner por seu lado e o balanço correcto, numa actriz que resulta em filmes com esta simplicidade

O melhor – O promenor do contexto futebolistico

O pior – A personagem central


Avaliação - B-

No comments: