Tuesday, August 12, 2014

Palo Alto

Se existe cla que ao longo do tempo tem regenarado gerações tem sido os Coppolla, depois de Frances e Soffia eis que em 2013 foi o ano da mais nova do cla Gia, se estrear na realização e argumento o resultado critico foi interessante para um primeiro filme com avaliações essencialmente positivas num sempre dificil terreno do cinema juvenil, comercialmente e tendo em conta que o filme não teve estreia wide os resultados foram medianos sem contudo conseguir o milhao de dolares no circuido domestico.
Sobre o filme podemos dizer que é um filme de jovens pouco convencional, não que tenha algum argumento que lhe de particular destaque ou que o diferencie particulamente de outros filmes do mesmo genero, mas o lado mais noir mais independente na abordagem do lado mais negro das personagens acaba por ser interessante não se ficando pelo lado mais idilico dos jovens cada vez mais adultos, ou com interesses mais adultos.
E este lado mais realista e perdido de cada uma das personagens acaba por ser naturalmente a mais valia de um filme que nunca sendo um potento em termos de originalidade ou mesmo com novos segmentos no genero acaba por ser um filme interessante que da para passar hora e meia de cinema natural, sem contudo nunca ser realmente impressionante.
A mais valia do filme e tambem a mensagem que vai no sentido da independencia de cada uma das pessoas e a da pressao dos pares para levar os adolescentes aquilo que estes ate poderão não ser, e esta mensagem cada vez mais necessaria esta bem vincada num filme adulto, pese embora esteja disfarçado de juvenil.
O argumento fala de uma jovem que tenta perceber o que fazer com a sua sexualidade dividade entre um amor de um professor mais velho ou de uma noite de loucura com alguem que lhe pareceu a sua cara metade.
O argumento tem bons momentos mais do que propriamente nas personagens ou nos dialogos o filme tem o melhor de si na mensagem e na moral transmitida o que e sempre benefico tento em conta a importantancia da mesma para aquela faixa etaria.
Nao temos uma realizaçao tao de autor como habitualmente o cla copolla nos da, temos um filme mais simples, mais objectivo de uma realizadora muito jovem que o tempo podera dizer se segue ou não as pisadas dos seus familiares este primeiro filme pouco transmite.
O cast tem em Emma Roberts uma actriz mais adulta sobria, o que nem sempre e facil na sua idade, parece querer cimentar uma carreira baseada na versatilidade e aqui sem deslumbrar demonstra essa capacidade, ao seu lado pouco destaque com a excepção do estreante Jack Kilmer com uma prestação que nos faz sublinhar o seu nome para o futuro.

O melhor – A mensagem do filme.

O pior – Faltar mesmo assim alguma força no filme em si para o levar para mais altos voos.


Avaliação C+

No comments: