Saturday, August 30, 2014

Chef

John Favereau nunca foi um actor de referencia o que mais rapidamente consegui como realizador depois do sucesso da saga Iron Man cujo ultimo filme apenas foi pre produtor. Aqui temos contudo o seu primeiro filme de autor onde e tambem protagonista, uma comedia mais ao estilo de si como actor com resultados criticos bastante interessantes com avaliaçoes essencialmente positivas o que e bom principalmente quando se fala de comedia, comercialmente a imagem de Favereau como protagonista não e tao facil de vender pelo que o filme apenas estreou em cinemas selecionados e com resultados longe dos seus blockbustes.
Sobre o filme para uma comedia resultar ela não tem que ser preenchida de piadas faceis nem de humor breijeiro muitas vezes basta a boa disposiçao e ser um filme simples com grande coraçao, o que este filme facilmente é, ou seja na ligaçao da personagem central quer com a comida e principalmente com o seu filho o filme facilmente conquista o espectador que não espera a piada facil mas facilmente consegue tar a duraçao do filme com um sorriso na boca.
E o porque deste resultado e o filme ter bastante coraçao, o promenor de tudo na confecçao da comida nos dialogos pai filho, na introduçao e aprendizagem constante entre personagens o não existir bipolaridade das personagens tornam este chef um pequeno filme que agrada aos espectadoes e esse e normalmente o principal objectivo de qualquer comedia.
Como lado menos positivo podemos ter a abrangencia do filme quando um realizador atinge determinado patamar principalmente neste caso coemrcial e dificil o ver num filme com menos meios com ambiçoes mais reduzidas mas neste caso e facil dizer que pela primeira vez demonstrou ser mais que um simples tarefeiro com bons conhecimentos e piada facil de hollywood.
O filme fala de um chef que depois de mas avaliaçoes acaba despedido e decide recomeçar numa road trip com uma rollotte de fast food e com o apoio do seu filho que estava distante mais do que recomeçar o filme fala de um recomeço numa relaçao.
O argumento tambem do actor e do realizador não e prodigo em grandes personagens ou originalidade mas e facil perceber que nele tem paixao pela cozinha com o promenor de cada sequencia mas tambem pela forma como quer dar a relaçao pai filho. Um argumento simples mas eficaz.
Favereu opta por uma realizaçao mais independente mais hispanica que fica bem no filme pois lhe da ritmo, longe dos efeitos especiais dos outros filmes aqui temos uma marca mais de autor algo que anteriormente nunca tinha dado pode ser o recomeço de um realizador que teve sucesso antes de o ser.
No cast Favereau não e um actor de grande nivel e o filme perde alcance por isso mesmo, mas o filme e a personagem sao suas e ele sabe tirar proveito delas, na grande panoplia de secundarios poucos tem espaço para brilhar tirando Leguizamo no lado mais ritmado que da ao filme, mas não e no cast que o filme ganha pontos.

O melhor – O coraçao em cada aspecto do filme.

O pior – O protagonista enquanto actor


Avaliação - B

No comments: