Wednesday, September 21, 2022

Beast

 Numa altura em que se prepara os projetos com mais esperança em termos da temporada de premios, eis que começam a surgir os projetos intermedios. Nesse sentido saiu este Beast de um realizador conhecido pelo impacto estetico e realista dos seus projetos. Em termos criticos Beast ficou-se por uma mediania que não lhe deu esperanças de grande impacto. comercialmente Beast pese embora não tenha tido um impacto muito relevante acabou por ter resultados com alguma consistencia.

Sobre o filme podemos dizer que temos um filme simples, de sobrevivencia sem grande impacto narrativo, com um objetivo muito concreto de tentar sublinhar-se nas reais e intensas sequencias de luta entre os humanos e o animal. Nesse particular reside o unico elemento diferenciados onde o filme tem realmente impacto mas isso acaba por nao esconder um vazio narrativo que se limite em colocar personagens num contexto selvagem e de luta ao longo da hora e meia de duração.

Estando totalmente vazio o filme em termos narrativo, tudo estava centrado no aspeto visual do filme, onde o filme embora seja competente, não me parece no entanto ter uma capacidade diferenciadora que leve o filme a ter uma qualidade superlativa. Fica mesmo a sensação que não se consegue perceber a forma como o filme fica tão isolado no seu formato estetico para algo tao simplista, tornando-se num filme basico sem grande relevancia a procura de dolares faceis.

Ou seja um filme mediano, que acaba por tecnicamente ser bem executado sem nunca ser fantástico, mas cuja historia e desprovida de qualquer tipo de força, limitando-se a uma luta pela sobrevivencia de quatro personagens, com muitas lutas mas pouco conteudo de personagens e mesmo de conflito entre as mesmas.

A historia segue uma viagem a africa de um pai e duas filhas, os quais encontram um amigo de infância e acabam por ir visitar o habitat natural da selva. Ate que tem que lutar contra um leão enraivecido que colocara em causa a sobrevivencia de todos.

Em termos de argumento muito pouco. O filme não tem uma linhagem narrativa minimamente profunda nem personagens muito trabalhadas. Tenta explorar o presente e futuro de uma dinamica familiar que se torna totalmente consumida pela luta total contra o animal, num claro vazio.

No que diz respeito a realizaçao Kormakur e um realizador de realismo, ja tinha impressionado com Everest o seu filme mais competente. Aqui tem esse objetivo mas o realismo fica mais pequenino do que talvez a perceçao inicial que o mesmo teve do que o filme iria resultar. Denota-se empenho e ritmo mas o filmes tem de ter naturalmente mais sumo para terem outro impacto

No que diz respeito ao cast Elba tem ritmo de heroi de açao, tem impacto e encaixa principalmente nas sequencias de luta embora o filme nada peça mais. Ao seu lado um Colpey sempre com algum carisma embora numa personagem pouco aprofundada.


O melhor - Ainda assim as sequencias de luta

O pior - O filme acaba por ser algo vazio narrativamente.


Avaliação - C



No comments: