Friday, September 02, 2022

El Buen Patrón

 Leon de Aranoa e um realizador espanhol, com muito sucesso naquele pais, mas que nas suas tentativas de se internacionalizar, apenas de filmes competentes acabou por nunca ter a unanimidade critica que o levasse ao potenciar dessa carreira mais global, razão pela qual vai voltando a casa, com projetos mais pessoais, mas que demonstram que em Espanha esta tudo conquistado. Foi o caso deste peculiar filme sobre a industria e a gestão de empresa, que apesar de internacionalmente ter ficado por criticas competentes destruiu toda a concorrencia nos ultimos Goya acabando por ser o filme mais nomeado de sempre.

O cinema espanhol é um dos que melhor mistura bons argumentos, detalhes de primeira linha e interpretaçoes magistrais, e aqui temos tudo isto neste projeto. A historia acaba por ser uma sátira aos empresários dos nossos dias, na obsessão pelo reconhecimento que o filme muito bem personifica na encarnação brilhante de um Javier Bardem num filme que ao mesmo tempo não perde o norte no tema e na critica que quer ter, mas ao mesmo tempo acaba por ser engraçado e mesmo insolito em alguns momentos.

E um daqueles filmes que faz o relogio correr rapido, quer pela forma como as personagens vão sendo introduzidas no filme, e no impacto imediato das mesmas, mas acima de tudo é sempre um filme que se vai tornando mais forte sustentado na excelente construção de Bardem, que a cada momento tira da cartola todo o insolito e força da expressão que quer passar.

E mais um excelente filme espanhol, com um tema de fundo, mas ao mesmo tempo com os elementos tipicos que fizeram do cinema espanhol e dos seus interpretes um dos mais conceituados da atualidade. E critico, é engraçado, é leve mas ao mesmo tempo toca em muitos pontos para refletir e isso faz o filme ser claramente crescido.

A historia segue um patrão de uma fábrica de balanças o qual esta obcecado por um novo prémio e que tudo tenta fazer para que nenhum das dificuldades da empresa que são muitas acabe por transparecer para o comite de avaliação.

Em termos de argumento a ideia base do filme, o detalhe e os dialogos sao de primeira linha, num filme bem escrito, engraçado, e ritmado, que não deixa de ser original numa premissa algo estranha mas que funciona, e principalmente alicerçada numa personagem central muito bem montada.

Leon de Aranoa e um valor seguro do cinema espanhol, que talvez ainda não teve os meios nos filmes que foi explorando mais internacionalmente. Nota-se neste filme um sentido de maturação muito forte, com sentido de perceber quando deve ser o guião e os interpretes os protagonistas, e quando e a propria camara. Uma realizaçao de topo num dos melhores filmes europeus dos ultimos anos.

E impressionante o trabalho de Bardem neste filme, fisicamente, pela intensidade pela presença do primeiro ao ultimo minuto, temos uma das melhores interpretaçoes do ano de um filme que merecia sem qualquer outra duvida mais atenção. E um one man show, mas dos bons


O melhor - Javier Bardem

O pior - Pode em momentos ser algo disparatado mas isso faz o filme ser engraçado


Avaliação - B+



No comments: