Friday, September 16, 2022

Paws of Fury: The Legend of Hank

 Em 2022 parece obvio que a animação ao contrário de outros anos parece mais silenciosa, com projetos mais circunstanciais das variadas produtoras, mas sem um explodir de projetos para todos os gostos que assistimos no final da decada passada. Aqui surge mais uma aposta que liga os desenhos animados, animais e artes marciais. Com uma toada claramente humoristica o filme não convenceu a critica e comercialmente o facto de nao ser uma estreia das maiores produtoras de animaçao também conduziu a um resultado comercial modesto.

Sobre o filme podemos dizer que ele até começa bem, num estilo tipico de um humor irreverente, mas rapidamente deixa essa irreverencia de lado para ser um apalhaçado filme de animaçao animal, onde temos os cliches tipicos dos filmes de artes marciais. O que torna tudo ainda mais aborrecido e a copia com claramente menos piada e meios do que a Dreamworks fez com o sucesso de Kung Fu Panda, numa versão menor dispendiosa mas claramente menos funcional.

O filme so a espaços recupera a irreverência cómica inicial mas acaba por ser nesses momentos que o filme resgata alguma diferenciação, ja que na maior parte das vezes é mais do mesmo, com a diferença que em termos humorísticos está muito longe de ser sequer um filme funcional, previsível e ao mesmo tempo pouco potenciado na sua estética.

Ou seja mesmo num período em que parece que a animação está algo adormecida surgem projetos em que deliberadamente temos uma tentativa simples de ganhar dinheiro fácil, com um projeto próximo de muitos outros que ja tinham sido feitos, com a aposta a ir para vozes reconhecidas e uns rasgos de humor completamente indiferentes ao desenvolvimento natural do filme, num filme abaixo da mediania.

A historia fala de uma pequena população de gatos que tenta sobreviver às investidas fortes de um povo mais forte e mais rico, que fica sem o samurai de defesa que garantiu sempre a sua independência e tem de encontrar um substituto, contudo o candidato mais natural acaba por exibir atributos para tudo menos para a função.

Em termos de argumento o filme vai buscar uma copia de outros filmes que foram sendo lançados ao longo do tempo em que as artes marciais se unem a animais, com as piadas e os maneirismos de sempre num claro hino a previsibilidade.

Em termos de realizaçao o projeto acaba por ser assinado por um conjunto de realizadores com experiencia em funções de animaçao em projetos maiores, que aqui tem o resultado minimo garantido, numa produção de segunda em termos de animaçao que serviu essencialmente para arranjar algum espaço.

No que diz respeito ao cast de vozes, acabou por ser a grande aposta do filme, com figuras conhecidas com vozes facilmente reconhecidas que encaixam perfeitamente nas personagens que são atribuidas. Acaba por ser o ponto onde o filme é mais feliz com destaque para as escolhas de L Jackson e Gervais


O melhor - O cast de vozes


O pior - Um claro parente pobre de ;Kung Fu Panda


Avaliação - C-



No comments: