Saturday, September 17, 2022

Summering

 Apresentado na ultima edição de Sundance, este pequeno filme sobre a amizade e cumplicidade na pre adolescencia feminina, trazia a expetativa de um regresso à base do realizador James Ponsoldt, depois de um inicio de carreira onde o seu caracter intimo e quase puro ganhou muitos adeptos. Este filme acabou no entanto por não ter o mesmo tipo de receção, com avaliaçoes muito medianas que tiraram qualquer expetativa de impacto que o filme poderia ter. Na falta de figuras de primeira linha, o nivel comercial do filme também era naturalmente diminuto dai que os quase inexistentes resultados comerciais acabaram por ser obvios.

Sobre o filme podemos começar por dizer que no lançamento e na introdução nota-se a influencia clara de filmes como Stand By Me ou mesmo Sleepers na forma como coloca diversas personagens no inicio da adolescencia juntas, com personalidades diversas preparadas para uma nova fase da vida. Esta introdução poderia levar a pensar que o que tinha a seguir, se não original seria uma boa homenagem ao que ja foi feito mas tal não acontece.

O filme perde-se entre os lados individuais de cada personagem, os conflitos familiares o ponto de rutura nas relações, mas ao mesmo tempo tem um ponto de investigação que também não resulta bem ja que rapidamente e abandonado pelo espetador. Para alem do mais toda a envolvencia e totalmente desconetada com a realidade como a reação das menores perante um cadaver ou pior ainda a forma como manuseam a arma. Tudo no desenvolvimento narrativo acaba por nao seguir o inicio do filme e o filme vai-se perdendo.

E acaba por finalizar rapido, sem concluir muito. No final sobre a amizade e o filme abandona muitas das pontas do filme para no final dizer que as personagens sao unidas nas diferenças e seguiram juntas e felizes, e aqui fica a ideia que o inicio ja exibia e que todo o percurso do filme acabou por ser desnecessario para essa premissa.

O filme fala de quatro amigas em final de férias preparadas para um novo percurso escolar, que numa das brincadeiras acabam por descobrir um cadaver, tendo todas apostado em descobrir o que levou aquela pessoa aquele local, ao mesmo tempo que se debatem com problemas familiares.

Em termos de argumento para alem da influencia de alguns filmes juvenis que foram sendo miticos ao longo dos anos na historia em si muito pouco de novo. O filme parece divagar no foco do filme e acaba por nao primazia a nenhum dos elementos acabando a ideia por se perder.

Na realizaçao Ponsoldt e um dos realizadores jovens que se esperou muito mais na concretização da sua carreira. Temos momentos bonitos, de união, e ligação à paisagem mas o argumento acaba por limitar a força de um filme que para funcionar tinha de ter na historia o seu maior acelerador. Nao me parece caminhar para a expetativa criada.

No cast um filme com uma serie de jovens ainda a ganhar espaço, pouco ou nada conhecidas com personagens e interpretaçoes simples. Tambem nas mais velhas o filme, percebendo a pouca força das mesmas escolheu segundas linhas com papeis simples.


O melhor - A mensagem de amizade

O pior - O filme nao conseguir dar o foco em nenhum dos seus apontamentos introduzidos


Avaliação - C-



No comments: