Monday, September 05, 2022

Rogue Agent

 Nos ultimos tempos temos assistido a uma maior diversificação do cinema britanico principalmente nos conteúdos que nos vai dando e na abrangência dos estilos. Este ano entre muitos filmes tradicionalistas mesmos alguns de terror eis que surge um filme de espionagem, baseado numa curiosa historia real, sobre um espião muito particular. Em termos criticos o filme ate conseguiu boas avaliações, embora o facto de ser um filme de base ingles tenha limitado o resultado comercial, estranhando apenas o facto de ser um filme netflix que acabou por nao ser expandido pelo serviço.

Um dos pontos em que Rogue Agent funciona e no facto de ser um filme que como o protagonista, esconde muito de onde quer ir. Na primeira hora de filme desconhecemos os intuitos o que vimos, qual a realidade concreta do filme, se vai ser um thriller se vai ser um filme romantico. Se por um lado este lado aberto deixa o espetador apreensivo, tambem limita a conexao que se vai fazendo entre o espetado e o filme que opta por um ritmo lento, demasiado escondido que não permite muita intensidade nesta comunicação.

Quando o filme se assume, a intriga fica maior, quando vamos buscar as peças do passado. Ai o filme funciona melhor, adquire outra intensidade, mas fica mais a sensação que a historia vale por si e que enquanto obra não e propriamente um trabalho de primeira linha o que vimos, mesmo que principalmente na construção da personagem de Norton tenhamos bons momentos.

Ou seja um filme mediano, que conta uma historia real e interessante, feita de forma simplista. E um filme que custa a arrancar com demasiada ambiguidade nas fases iniciais mas que acaba melhor sem se destacar. Fica a ideia do lado negro dos espiões e da forma com que manipulam tudo a sua volta mas pouco mais.

O filme fala de uma agente do MI5 e da forma como o mesmo vai ganhando alguns lucros com a sua profissao e acima de tudo no enredo em torno das pessoas com quem interage e que mantem refem de uma alegada missão que nao existe.

O argumento vale pela historia de base e acima de tudo pelo lado psicologico da personagem e das suas artimanhas. Nao e um filme que potencie em demasia a sua historia aproveitando mais o lado insolito da questão. Fica a ideia que as personagens poderiam e deveriam ter mais dimensão.

Na realização a dupla escolhida não é propriamente muito conhecida e tem um trabalho simples, com alguma tradiçao inglesa, com poucos truques limitando-se a contar a historia. Isso e o facto do filme nao ter tido muita visibilidade acabara por limitar o impacto imediato nas carreiras, num trabalho suficiente.

No cast Norton tem algum destaque, consegue construir fisicamente e em expressoes o personagem que sustenta o filme. Arteton necessita doutro tipo de personagem acabando por desaparecer totalmente para o seu colega de cast.


O melhor - A historia de base e curiosa.


O pior - A ambiguidade do genero do filme na primeira hora


Avaliação - C



No comments: