Friday, September 16, 2022

Vengeance


 Este peculiar filme pensado do primeiro ao ultimo momento por BJ Novak tornou-se num relativo fenomeno critico o que lhe permitiu alguma expansão em termos de distribuição, potenciado por uma critica satisfatoria. Sem um elenco de primeira linha comercialmente os resultados foram normais, sem grande alarido para um filme que acabou por ter mais mediatismo do que sucesso.

Sobre o filme podemos dizer que temos uma comedia/Thriller cultural, onde a maior parte das suas virtudes está na forma como descreve e como faz a personagem nova iorquina entrar no regime cultural do texas mais rural com todas as suas tradiçoes e formas de ser. Nessa forma o filme funciona, não so nos momentos comicos que tras, mas acima de tudo na dualidade da personagem com o conceito que tambem trabalha bem, sendo uma refrescante comedia.

Onde o filme parece funcionar pior, porque tem dificuldades em mudar o chip para o cunho mais dramatico acaba por ser no lado policial, de Thriller de desvendar aquilo que acontecer e que o protagonista tenta descobrir. O espetador nunca entra nessa dinamica, como que aguardando que rapidamente o filme regresse ao estilo comedia de costumes, e nisso o filme fica algo partido.

Mesmo assim uma agradavel surpresa num ano que tem sido pautado por uma mediocridade de projetos. No lado comico temos originalidade, situações insolitas que funcionam no registo comico, e acima de tudo uma entrada total no texas mais interior com algumas explicações sobre tradiçoes. Pena e que o lado policial e de intriga acabe por se diluir na outra vertente do filme

A historia fala sobre um conceituado reporter nova iorquino que embarca para uma vila texana de forma a tentar perceber o que causou a morte de uma sua ex namorada, o que a leva ao contacto com os diferentes personagens da vida da mesma na sua vila natal.

Em termos de argumento o filme não tem propriamente uma historia ou uma abordagem diferenciada, contudo nos dialogos e no insolito de muitas situações o filme tem graça e acaba por surpreender nessa vertente. Parece claro que na intriga policial o filme tem muitas mais dificuldades em atrair o espetador.

BJ Novak e um ator que tem aqui o seu projeto a todo o nivel, tambem na realizaçao. Ele funciona na forma como nos faz entrar nas dinamicas da ruralidade texana sem grande aprumo do ponto de vista estetico Nesta estreia no cinema depois de algumas experiencias na televisao e uma boa entrada ainda que com formula simples.

No cast Novak e um protagonista que está fora do filme, mas isso parece ser deliberado no desajuste e funciona, ficando a duvida se tal é premeditado ou seria sempre assim. E um actor que encaixa no que o filme quer, mas parece ter sido sempre pensado para assim o ser. Nos secundarios apenas o encaixe na imagem do texas rural nos restantes e pouco mais.


o melhor - O lado comico do filme

O pior - A intriga policial nao e propriamente brilhante


Avaliação - B-

No comments: