Tuesday, September 13, 2022

Nope

 Jordan Peele conhecido humorista norte americano tornou-se numa referênncia como realizador depois do sucesso instantaneo de Get Out, ao qual se seguiu um também bem conseguido Us, e que agora trazia mais um filme de terror, designado de Nope, sempre dentro da comunidade afro americana e com diversos pontos de debate racial. Este Nope acabou por estrear novamente com uma boa avaliação critica, elogiando a capacidade de Peele fazer terror com o desconhecido. Comercialmente embora longe do sucesso do primeiro filme voltou a obter resultados consistentes.

Sobre o filme desde logo eu que fui adepto principalmente de Us, fiquei algo desiludido com a narrativa algo difusa do filme. Abre o jogo sobre o que causa tudo o que vimos, mas a resposta simplista, e os exagerados silencios acabam por fazer um filme que se queria intenso adormecer, sendo que a intriga e as personagens nunca são suficientemente apelativas para segurar o lado estetico competente de Peele.

E inequivoco que Peele tem uma forma muito particular de efetuar os seus filmes, principalmente na forma como o mesmo crias suspense, esconde o jogo, nos deixa algo perdidos naquilo que estamos a ver, sempre com um bom sentido estatico e com mudanças de ritmo constantes. Mas aqui fica a ideia que algo diferente acaba por acontecer porque quando nos e desvendado tudo, não ficamos preenchidos, ficamos algo indiferentes ao produto final e isso é claramente um defeito do filme.

Assim, um filme diferente mas que é na minha otica claramente inferior a tudo o que Peele nos tinha dado ate agora. Alias o filme acaba por ser basico se esvaziarmos a componente estetica. Sobra o lado populista da procura do sucesso na adversidade mas não me parece que isso seja minimamente suficiente para nos exibir um filme diferenciado ou que nos fique na retina pelas melhores razões.

O filme fala de dois irmãos herdeiros de uma criaçao de cavalos que acabam por perceber a presença de algo estranho no ceu proximo do seu rancho que acaba por levar a uma serie de acontecimento estranhos os quais tentam captar de forma a fazer provar a existencia de ovnis.

Em termos de argumento temos uma mistura do horror e de filmes de extra terrestres que acaba por ser demasiado silencioso tornando o filme algo vago e desligado. Parece que o filme ao esconder vai nos dar muito mais em personagens e intriga, o que acaba por nunca acontecer, sabendo o resultado final a pouco, por culpa do argumento.

Jordan Peele tornou-se nos ultimos anos num dos cineastas de referência do terror norte americano o que cria muita expetativa nos seus projetos. Nope e novamente bem realizado, com sentido estetico, com muita facilidade em impressionar, mas que no final sofre por um argumento limitado que nao permite o impacto que o filme quer ter.

No cast Peele volta a ter Kaluuya depois de o ter dado a conhecer ao mundo. Numa personagem muito mais apagada do que em Get Out o ator acaba por ser apenas mediano aproveitanto a sua intensidade em algumas sequencias. No resto pouco ou nada em destaque.


O melhor - O nivel visual do filme.


O pior - O argumento


Avaliação - C-



No comments: