Saturday, September 10, 2022

Pinnochio

 Numa estrategia que já começou há diversos anos por parte da Disney, que passa por tornar live action os seus filmes mais conceituados ao longo do tempo, eis que surgiu a vez de Pinoquio, um dos filmes da Disney que ao longo do tempo foi tendo mais adaptaçoes quer adultas quer infantis, tem aqui o oficial live action da Dinsey que surpreendeu pelo facto do mesmo ter estreado diretamente na aplicação Disney +, ja que muitos pensaram que poderia ser um serios valores comerciais da produtora de verão. Uma das explicações que podem ter explicado esta opção foi a prespetiva de uma receção critica a qual se veio a perceber, onde principalmente os efeitos especiais e o final do filme nao foi propriamente do agrado da maioria. Em termos comerciais o filme e principalmente a figura de Tom Hanks deverão tornar o filme num dos objetos mais vistos do serviço.

Sobre o filme podemos dizer que o filme tenta contar a mesma historia tendo por base muito do que foi os desenhos animados do classico da Disney e dar-lhe dentro do possivel imagens reais. E se em termos de desenvolvimento dos espaços como a casa de Gepetto e mesmo a ilha da diversão o filme e visualmente interessante, fica a clara ideia que o realismo das personagens animadas fica muito aquem do que seria exigivel para uma grande produção da disney, ficando a sensação que durante anos não existiu grande evolução no cinema de Zemekis e isso e claramente indesculpavel.

A historia segue os parametros normais da historia na versão disney com um ou outro ponto em que a fada azul se vai distribuindo por outras personagens. Outra das criticas e o final diferente, ou pelo menos aberto, mas aqui penso que e mesmo um preciosismo mais produtivo do que narrativo, num filme que e quase sempre demasiado obvio para este investimento, o qual e claramente prejudicado pela falta de qualidade dos efeitos.

Assim fica impressionante o facto do filme falhar onde todos esperavam que fosse o seu grande trunfo que era na produçao, o que e impossivel de explicar ja que juntava a Disney e um Zemekis, e que pelo menos o profissionalismo e a riqueza visual seriam indiscutivel. Acabou por ser uma adaptaçao da historia da disney que nao surpreende e tem poucos elementos que valorizem o filme por si so.

A historia e a conhecida de Pinoquio, o boneco de madeira que apos um pedido de um carpinteiro ganha vida, e que tem de demonstrar ser capaz de ganhar vida e tornar-se um menino de verdade.

A historia na base e a conhecida, o filme aqui arrisca pouco, e quando o tenta, nem sempre é feliz. Fica a ideia que o final aberto nunca deveria acontecer com um filme desta dimensão, e os apontamentos de algumas personagens que aqui surgem como novas não sao suficientes para destacar o filme por si so.

Zemeckis e um veterano realizador com uma carreira brilhante e alguns dos melhores filmes dos ultimos anos que ultimamente tem tido muita dificuldade em que os seus filmes sejam minimamente impactantes, sendo que neste filme acaba por falhar no aspeto dos efeitos, o que e incompreensivel pela carreira e pelos meios, que apenas podera ser explicado por alguma cansaço.

No cast o filme tras algumas despesas a um Hanks que ultimamente tem sido mais presença nos filmes do que propriamente um interprete e isso e pouco para um dos melhores atores dos ultimos anos. Aqui e mais o boneco e menos o ator. No restante algumas vozes que encaixam no que as personagens pedem sem grandes mais valias.


O melhor - A historia de Pinoquio e das moralmente mais assinalaveis dos classicos da DIsney

O pior - Os efeitos especiais de terceira linha


Avaliação - C



No comments: