Saturday, September 17, 2022

Emily The Criminal

 Para alguns atores do circuito mediano afirmarem-se na primeira linha do cinema nunca é facil, e Plaza e uma dessas atrizes que acaba por ter alguns fas no que diz respeito ao seu lado mais indie mas nunca foi o suficientemente mediatica para ser uma escolha habitual das maiores produções, o que a leva a arriscar mais. Este ano encabeçou este Thriller policial no submundo do crime, que ate conseguiu boas avaliações criticas e algum sublinhando em festivais menores. Comercialmente fruto desta boa receção acabou por ultrapassar a barreira do milhão de dolares sempre importante.

Sobre o filme temos um filme de ação rapida sobre a forma de sobreviver de uma personagem cujo percurso criminal lhe impede de regular a sua atividade profissional e a qual acaba por se adaptar ao lado marginal. O filme acaba por ser interessante no tipo de crime que escolhe embora a forma como o filme se desenvolve quase o caracteriza como um crime sem vitima o que acaba por nao ser assim. Nisso o filme acaba por nem sempre ser rigoroso na forma como define ou caracteriza o que e feito.

Mesmo assim o filme tem detalhes interessante
s, como a facilidade de celulas angariarem mulas, da escalada do estilo de crime, da facilidade de obter dinheiro que de outra forma e impossivel. O filme tem estes elementos bem presentes não abandonando o lado amoroso e de Bonnie & Clyde que o filme também quer ser e onde acaba por ser mais do mesmo, ate na sua conclusao.

Ou seja nao sendo um filme de primeira linha, nem nada que se pareça, e um filme competente para meia hora de cinema facil de ver. Acaba por ter em Plaza o lado rebelde que o filme quer ter na personagem embora na abordagem esse risco acabe por nao existir e termos um filme quase pensado para televisao.

A historia fala de uma aspirante a artista que depois de ver diversas portas a serem fechadas, conduz o seu espirito rebelde para o mundo do crime onde se associa a alguém cuja vida também o direcionou para aquele beco sem saida.

Em termos de argumento a narrativa central está longe de ser particularmente original, principalmente na fuga para a frente de uma dupla romantica. E no contexto que o filme marca pontos, quer pelo tipo de crime, atual, e nem sempre presente no cinema, e mais que isso na critica social ao mundo empresarial atual

Na realizaçao Patton Ford e um desconhecido completo que surge aqui com um filme que funciona melhor no argumento do que no aspeto quase telefilme com que acaba por ser em termos esteticos. Fica a ideia que existia espaço para mais risco, principalmente num filme com o selo independente. Contudo a critica gostou e pode ser inicio de uma carreira com mais luzes.

No cast Plaza encaixa bem no lado rebelde e desorientado que a personagem quer ter. Nao sendo uma personagem exigente, já que encaixa na imagem habitual da atriz ela é competente e intensa neste estilo. Ao seu lado um Rossi, que ao contrario do habitual lado duro unidimensional está ligeiramente mais domesticado e parece sair melhor nesta dualidade.


O melhor - Alguns dos temas atuais que o filme trás num filme basico de ação.

O pior - O lado Bonnie & CLyde do filme e pouco trabalhado


Avaliação - C+

No comments: