Sunday, September 25, 2022

Delia's Gone

 Este filme canadiano que acabou por ganhar algum espaço em termos de distribuição americana, trás-nos alguns actores com algum mediatismo num policial no interior norte americano em busca da verdade associada ao homicidio de uma mulher sob o ponto de vista de um irmão com espectro autista. Criticamente o filme nao correu bem com avaliaçoes muito proximas do terreno negativo. Por sua vez comercialmente o filme nao existiu ja que apenas foi visualizado em contextos muito especificos sem qualquer tipo de expressao comercial.

Sobre o filme podemos começar por dizer que começa logo a ter dificuldades na caracterizaçao central da personagem. Os maneirismos a forma como o filme vai balançando um lado em que realmente parece ter sintomas associados ao diagnostico com outros em que parece totalmente normal, aos cinco minutos de filmes ja estamos totalmente irritados com a construçao central da personagem e sendo um filme de personagem as dificuldades começam ai.

Mas tudo ainda se torna pior quando surge os dois secundarios, concretamente uma dupla de policias com um estilo de movimento e de falar estranhisissimo que nos conduz logo para uma perceçao da conclusão da historia e nos faz perguntar muitas vezes o porque destas personagens e destas formas de interpretar, que conduzem a uma investigação policial sem qualquer intensidade, sem nenhuma intriga e mais que tudo sem qualquer tipo de desenvolvimento.

E tudo acaba numa resolução cinzenta, sem qualquer impacto, indiferente para aquilo que todos vimos. Num dos piores policiais dos utlimos anos, que parece nunca acertar, nas personagens, no estilo mas acima de tudo perde por ter um argumento que acaba por ser ridiculamente fraco.

A historia segue um individuo com sindrome autista que acaba por perder a irma, acabando condenado pela morte da mesma, ate ao momento em que tenta investigar o que realmente teve na origem da morte de tal familiar e o leva a uma conclusao diferente da que foi condenado.

E no argumento que reside os primeiros e grandes problemas do filme. Personagens mal construidos, presos a maneirismos sem qualquer sentido ou significado, e uma intriga policial pouco desenvolvida, previsivel e de pouco impacto, um desastre.

Na realizaçao Budreau em alguns circuitos ate era um realizador com algum conceito que tem aqui o seu projeto mais fraco a todos os niveis. Isso e muito baseado na pessima historia e nas pessimas interpretaçoes, mas tambem a realizaçao nunca encontra a toada perfeita para a historia que quer contar.

No cast um desastre, as interpretaçoes principalmente de James e Tomei, sao das piores do ano, maneirismos fisicos sem qualquer sentido, acabam por danificar por completo as personagens dos primeiros aos ultimos minutos, causando dado ao impacto do filme. E estranho tendo em vista serem actores que ja provaram ter atributos para muito mais.


O melhor - A pouca duraçao

O pior - As duas interpretações centrais


Avaliação - D-



No comments: