Thursday, May 26, 2016

X-Men: Apocalypse

Dezasseis anos depois de Bryan Singer ter dado inicio a esta saga, e depois de seis filmes com algumas mudanças pelo meio, eis que surge o alegado final, que mais não é do que um terceiro episodio. X-Men foi uma das sagas de super heroi que convenceu, claramente mais modesta do que mundos como DC e outros Marvel, certo é que o naipe de figuras permitiu que a serie funcionasse e se reinventasse sempre com algum sucesso. Este ultimo filme não é propriamente o mais bem recebido criticamente com uma mediania que os mais recentes filmes da saga conseguiram ultrapassar, sendo que comercialmente ainda se aguardam os primeiros resultados para qualquer analise mais concreta.
Sobre o filme podemos dizer que é o mais calmo e um dos mais introdutórios filmes de X-Men e uma clara ponto dos novos tres para os primeiros tres, dando a luz personagens que foram fundamentais na primeira, temporalmente segunda fase da saga, talvez por isso seja um filme mais parado, mais monotono não so em termos de acçao mais mesmo de entertenimento como humor e sequencias agradaveis, o filme na sua primeira metade e mesmo de tal forma introdutoria que quase nada de revelante acontece.
Mas e facil perceber o valor interinseco do filme, do seu valor moral, e das suas personagens que seis filmes depois tem outra vida, outra complexidade que da para tirar mais das personagens, todos sabemos o que acontece a seguir o filme e importante porque nos mostra a razao de tudo o que já vimos, e nisso e uma boa ponte para os filmes que já vimos a algum tempo mesmo que isoladamente seja um filme provavelmente menos espetacular.
Do lado negativo a dificuldade que um filme de x-men, principalmente depois do mais recente que conseguiu conjugar o passado com o futuro existir sem Wolverine, e certo que o primeiro da nova saga conseguiu, mas claramente que o filme perde dimensao, carisma e alguma graça, e o filme so a espaços consegue ter uma personagem que preenche esse espaço, no caso concreto QuickSilver, certo e que esta opçao e logica mas estamos sempre a espera de ironia de Logan.
A historia segue dez anos apos o ultimo filme e onde muitos dos mutantes se encontram inseridos numa sociedade que ainda não os aceita em alguns paises, tudo se torna mais fracionado quando surge um mutante adormecido disposto a governar o mundo de uma maneira mais violenta.
O argumento sabe o que já foi feito e tenta ser coeso com tudo isso, e com seis filmes e dezasseis anos isso não é facil, muitos poderiam dizer que em termos isolados o filme deveria ter mais conteudo, e ai concordo, mas claramente segue o que já foi feito, e consegue por momentos recuperar as suas personagens, mesmo que em termos de historia de base seja das mais basicas da saga.
Singer e o pai do X-Man, realizou quatro dos seis filmes e provavelmente os dois melhores, e um realizador que conhece o mundo como poucos e faz cada personagem ser potenciada ao milimetro, benificiou nesta nova fase da forma como Vaugh bem escolheu os seus protagonistas mas conseguiu sempre retirar o maximo da saga.
No cast, podemos dizer facilmente que as escolhas da segunda fase foram do mais feliz que há memoria nos ultimos anos, Lawrence e Fessbender foram escolhidos quando ainda eram quase desconhecidos e com a ajuda deste filme se tornaram figuras maiores, actores de excelencia. Mesmo as mais recentes escolhas relacionadas claramente com o mundo da serie funcionam como Evan Peters e Sophie Turner, não sei se existira regresso mas não vai ser facil o mundo viver sem x-men

O melhor – A forma como a saga consegue ser coesa e forte em termos globais

O pior – Nao ser claramente o melhor episodio de toda a saga


Avaliação - B-

No comments: