Sunday, May 01, 2016

Zootopia

A guerra do cinema de animaçao nos ultimos anos tem ficado mais frouxa com os niveis da luta a baixarem de ano para ano com relativas excessões. Para este ano e por alturas da páscoa foi a Disney a lançar este filme no sentido de obter receitas num campo que usualmente não era dele, que era a pascoa. Os resultados do filme demonstraram a boa forma da Disney como produtora mãe com optimos resultados criticos, algo que ultimamente tem sido comum mesmo sem a pixar, mas tambem comercialmente, um resultado que se arrisca a ser o mais forte do ano em termos de animaçao.
Zootopia começa logo por ser uma inovaçao pela sua duraçao, um filme com quase duas horas para criança poderia ser um risco demasiado elevado de se tornar chato, e a primeira coisa que podemos dizer e que o filme nunca o é, tem ritmo, tem força tem dinamica ao longo de toda a sua duração. Alias como filme de animaçao e não chegando ao topo de alguns dos melhores filmes é bastante consistente em todos os seus niveis, desde logo em termos de mensagem, forte, bem transposta para a nossa realidade e que todos devemos entender. Por outro lado a capacidade tecnica de um filme com cor com a sequencias e paralelismos da cidade a serem bem montado.
Claro que podemos dizer que não é propriamente o filme mais comico de animaçao, mesmo tenha funcionarios exclusivos para este objetivo, como a preguiça ou mesmo uma alusao mais adulta, como o mitico Breaking Bad ou Padrinho, que delicia os pais que acompanham os filhos ao cinema, nesse balanço o filme é forte, emotivo e funcional, e isso sao todos os procedimentos que um filme de animaçao tem para resultar.
Como ponto negativo apenas Shakira e a sua personagem, este tipo de cultura demasiado pop e muito comum nos filmes da dreamworks e aqui o filme não necessitava, penso que tira alguma seriedade de uma mensagem bem definida e de um filme que acaba por ser mais adulto do que propriamente qualquer um dos filmes mais pop culture de animaçao e nessa escolha o filme parece querer ir buscar esse lado que sinceramente não e o que mais gosto nos filmes de animaçao.
A historia fala de um coelho que contra todas as expetativas se torna policia, devido ao preconceito relativo a especie tem dificuldades em cimentar a sua posiçao no trabalho, ate que com a ajuda se uma sempre suspeita raposa começa a investigar um desaparecimento que esconde muita coisa por tras.
O filme em termos de argumento, funciona não so pela força da sua mensagem, indiscutivel, mas acima da tudo pelo ritmo que tem e mais que isso pela forma facil com que o filme consegue surpreender mesmo na linha narrativa mais basica. Ainda registo para os apontamentos e as homenagens mais adultos, verdadeiras delicias para os mais velhos.
Em termos de produçao a Disney esta na linha da frente da tecnologia de animaçao e neste filme aposta as fichas todos, o filme tem cor, tem impacto tem risco, demonstrando a clara noçao que a Disney luta contra todas as outras.
No cast de vozes os destaques vao para Bateman, claramente um optima escolha num personagem que encaixa perfeitamente com o seu estilo, e tambem Elba com uma voz forte que da a força que a sua personagem necessita. Contudo com os guiões da disney isto acaba por ser o menos revelante.

O melhor – O mensagem com muito conteúdo

O pior – Shakira.


Avaliação - B

No comments: