Friday, May 13, 2016

My Big Fat Greek Wedding 2

Catorze anos depois do mundo do cinema ter ficado em choque com o sucesso que se tornou esta comedia de costumes sem figuras de proa, surge a sua sequela sendo que com os anos os protagonistas do primeiro filme ficaram basicamente no mesmo estado das suas carreiras. Os resultados deste segundo filme foram claramente mais modestos do que o primeiro, principalmente em termos críticos onde este segundo filme claudicou. Em termos comerciais os valores do primeiro filme eram inalcansaveis pelo que os resultados aqui são apenas os previsiveis.
Sobre o filme podemos dizer que o estilo de humor ou mesmo o estilo de dialogos e proximo do primeiro filme, perdendo apenas o aspeto da novidade o que acaba por num filme como este ter bastante peso no impacto que o filme tem junto do espetador. Por outro lado penso que o humor ao longo do tempo vai evoluindo e o estilo deste filme era mais proximo do que se fazia há catorze anos e nao tanto naquilo que e a comedia nos nossos dias, e parece que o filme preferiu obviamente ser fiel ao estilo do primeiro do que se atualizar.
Em termos de produçao o filme tem o trunfo de repetir quase todos os interpretes do primeiro filme em personagens que encaixam bem com aquilo que foi o primeiro filme, o facto de todas as personagens tambem terem evoluido mantendo-se fieis ao seu papel no filme nem sempre e possivel em filmes de grande sucesso e mais que uma abordagem particularmente interessante o que não e com uma historia de base pouco desenvolvida o filme acaba por ser mais uma homengem aquilo que de mais engraçado nos trouxe o primeiro filme.
Analisando o filme na sua essencia, temos uma simples e previsivel historia familiar, a um ritmo suave onde o humor e exclusivamente pela satira com os costumes gregos. Posto isto e fácil perceber que o sucesso termina aqui, que este filme nao tem suficiente vitalidade para dar origem a mais historias sobre esta familia, e que o modelo não consegue render mais que piadas simples num filme facil para toda a familia.
O filme passa diversos anos após o primeiro filme e dá-nos as personagens numa fase de vida completamente diferente, agora o casal do primeiro filme vê-se perante o crescimento da sua filha adolescente e a forma como a mesma se encaixa no estilo familiar, e um casal que afinal nunca o foi segundo as regras.
O argumento do filme tem um lado positivo ao ser fiel e partir totalmente do pressuposto do primeiro filme, e nisso principalmente numa sequela é importante para fazer o filme funcionar junto dos fãs, por outro lado o filme em si não trás nada de particularmente novo ou original, principalmente no que diz respeito a uma linhagem narrativa simples
Na cadeira de realizador alteração obvia já que Zwick não conseguiu dar seguimento na sua carreira depois do sucesso do primeiro filme, perdendo espaço aqui para Kirk Jones um realizador habituado a comedias familiares de linhagens simples ou seja os padrões naturais de um filme como este.
No cast a repetição quase na integra do cast do primeiro filme é desde logo o maior feito do filme, em termos de prestações e um filme simples e no caso dos dois protagonistas estes são os papeis das suas vidas então não têm por onde falhar.

O melhor - A repetição de todo o cast

O pior - Na essência o filme não se atualiza nem tão pouco no humor.

Avaliação - C+

No comments: