Sunday, May 08, 2016

The Jungle Book

A nova estrategia de markting da Walt Disney esta a passar por tornar as suas historias mais conhecidas em filmes de acção real. Tudo começou o ano passado com Cinderela e este ano teve num dos mair arrojados projetos o seu segundo capitulo, ou seja o mitico Livro da Selva. AO contrario dos seus antecessores este Livro da Selva conjugou ganhos nas duas vertentes, desde loco criticamente com uma da melhor avaliação critica para o estudio em termos de live action mas tambem comercialmente onde se tornou facilmente um rotundo sucesso.
Sobre o filme e de imediato salvaguardando que em termos de historia pouco ou nada poderia fugir ao original toda a atençao estaria no primor tecnico que o filme poderia ter no sentido de tornar tudo real. Pois bem em termos de produçao o filme e avassalador não so pelos animais criados com um realismo impressionante principalmente na interpretação fisica dos mesmos, mas tambem no excelente naipe de vozes que encaixam perfeitamente em cada uma das personagens. Ou seja sendo um filme com pouca capacidade de ser original em termos de historia e dialogos potenciou tudo num nivel produtivo de primeira linha ou não tivesse a Disney por tras do projeto.
De resto o esperado filme da Disney que joga bem o lado de ação, ternura entre as persoangens e algum humor potenciado sempre pela personagem mais esperada o conhecido urso Baloo. Isto faz com que o filme por um lado se aproxime dos mais pequenos que tem pela primeira vez o contacto com uma historia antiga mas tambem com os saudosistas principalmente no ultimo frame do filme vem em vida real uma sequencia que durante anos teve vida em desenhos animados.
Pelo lado negativo apenas a continuidade de projetos caros com historias já conhecidas de todo nos, parece repetitivo e demonstra alguma falta de capacidade de inovar de grande parte da industria que pare rentabilizar os seus produtos jogam pelo seguro com historias conhecidas onde a unica diferença e evolução da capacidade tecnica de cada filme.
A historia e a conhecida um bebe e deixado no meio da selva onde acaba por ser criado ou protegido por uma pantera, quando um tigre decide terminar com a presença daquele humano naquele espaço o mesmo tem de fugir onde encontra diferentes animais com diferentes prespetivas da sua presença.
Em termos de argumento o espaço de trabalho do filme era limitado, com tantos dolares ninguem iria arriscar alterar uma historia original de sucesso cabendo ao filme trabalhar alguns dialogos para fazer o filme funcionar em termos de entertenimento o que facilmente e conseguido.
E em termos de produçao e realizaçao que o filme lança-se para niveis extremamente elevados, principalmente na forma como consegue dar vida e realismo a cada animal encaixando-o na personagem tao proxima de todos nos. E claro que a Disney arriscou pouco com o eficar Favereu que depois de ser o pai do mundo Marvel arrisca-se aqui a dar o pontape de arranque do sucesso de adaptaçoes disney ao mundo real.
No cast a escolha de Mowgli não seria dificil sendo mais avaliada nas semelhanças fisicas do que propriamente por ser um filme exigente em termos interpretativos para o seu escolhido, contudo da a clara noçao que Sethi e espontaneo e tinha recursos para mais se o filme assim quisesse. Brilhante escolha das estrelas para as vozes com destaque para o sempre interpretativo Murray, e Elba num ano muito marcado por colaboraçoes de voz com a Disney, caracteristica sua muito forte.

O melhor – O Nivel tecnico do filme.

O pior – A historia ser o conhecido e nada mais


Avaliação - B-

No comments: