Friday, May 06, 2016

Zoolander 2

Passados 15 anos de Ben Stiller ter lançado uma das suas comédias mais carismáticas e com graça surgiu a sua sequela. Zoolander esta na memoria por algumas das sequências mais absurdas mas ao mesmo tempo cómicas dos últimos anos do cinema. Talvez por isso para este segundo filme Stiller tenha conseguido reunir em diversos cameos diversas figuras da moda, musica e cinema numa autentica passadeira vermelha, e uma campanha de marketing de primeira divisão. O problema e que tudo de desmoronou nas primeiras criticas muito negativas para um filme que ate tinha obtido boas criticas no seu primeiro filme. Mas o desastre não se ficou pelas criticas já que motivado ou não por este ponto também comercialmente o filme ficou a meio caminho do seu antecessor.
Eu confesso que fui um adepto do primeiro filme de Stiller ja que o mesmo com um poder de sátira muito agudo conseguiu criar um filme absurdo mas cujas sequências acabavam por ser engraçadas. E acho que isso apenas continuou na forma como o filme fez o seu anuncio e divulgação, já que em termos de conteúdo o filme e completamente o oposto do primeiro filme, onde apenas resta o absurdo, já que a graça e a sátira deixam de existir para ser apenas um filme que quer colocar diversas estrelas sem qualquer tipo de sentido.
Alias depois de ver um filme aborrecido, sem historia comum e sem graça a ideia que fica e mesmo essa que gostavam de brincar com pessoas conhecidas mesmo que a presença das mesmas não traga qualquer tipo de sentido. Ou seja no final ao contrario do primeiro filme menos de cinco porcento das piadas do filme resultam e isso para um filme que vive exclusivamente disso não podia ser pior.
Por tudo isto e fácil considerar Zoolander uma das piores sequelas comparativas que há memoria principalmente na comédia, a diferença e tão abismas que acaba por dar um grande problema a saga e que dificilmente nos vamos recordar do positivo do primeiro filme tendo em mente o segundo. Mesmo as sequências parvas de moda deixaram de existir, as personagens, principalmente as novas são ainda mais absurdas e sem sentido do que no primeiro filme, acabando tudo por não ser mais que um freak show.
Tentando observar o lado positivo muito pouco, uma ou outra piada com Justin Bieber que é particularmente funcional já que o mesmo entra no filme, o sarcasmo sobre a inteligência no mundo da moda apenas criado pela personagem de Derek Jr e nada mais.
A historia segue anos volvidos do primeiro filme e uma tentativa não só de Zoolander recuperar o filho que lhe foi retirado, mas também tentar salvar o mundo de um ataque as principais estrelas do espectáculo, de forma a manter uma profecia.
O argumento na sua linha central e completamente sem ideias e aqui começam os problemas já que nunca e criado o contexto para as piadas funcionarem, contudo parece também claro que elas nunca funcionariam porque são exageradas, demasiado físicas e com pouco conteúdo. O filme tem o mérito de todas as personagens novas que foram incluídas nenhuma funcionar.
Na realização Stiller e o pai de Zoolander e tenta colocar a realização de forma à personagem funcionar de acordo com o estabelecido mas não funciona, desde logo porque a realização perde-se com a passadeira vermelha e tira totalmente qualquer objectividade de comédia.
Por fim no cast Stiller funciona como Zoolander neste segundo filme mais que Wilson como Hensel, nas novas aquisições nada para alem do mediatismo da presença, e um Will Ferrel que vale pelo seu humor físico.

O melhor - Os cinco por cento de piadas que ainda vão funcionando.

O pior - De todas as características
do primeiro filme apenas restar o absurdo

Avaliação - D

No comments: