Sunday, May 01, 2016

Captain America: Civil War

O maios fenomeno de cinema nos ultimos anos tem um novo capitulo. Se existe alguma coisa que o Mundo Marvel se pode glorificar e de ter transformado uns comic Books em maquinas de fazer dinheiro principalmente quando se uniram a disney e fizerem o seu universo com ligaçao entre todos os filmes. Depois de um segundo filme dos Avengers não ter sido tao forte, surge o novo capitulo para encerrar a triologia capitao america, e mais que isso para apresentar os novos membros do clube. O resultado aparentemente não podia ser melhor, com algumas das melhores criticas especializadas e mais que isso aparentemente mais um sucesso comercial de topo, enfim todos os ingredientes para este mundo rapidamente continuar.
Sobre o filme, a inteligencia de um produtor e perceber o que é claramente os pontos fortes e fracos de um franchising e ninguem melhor que a Marvel entendeu isso neste filme, era obvio que um filme apenas com o Winter Soldeir e o capitao America era a nivel de interesse muito mais diminuto do que uma panolia de herois para todos os gostos. Dai que rapidamente este não e um filme sobre o Capitao America mas talvez o mais puro e profundo filme sobre os vingadores, sobre o que devem ser, sobre a identidade e criaçao dos mesmos, com a presença de quase todos que já fazem parte deste universo.
E com uma historia profunda, diferente, que encontra nos defeitos de cada um o verdadeiro vilao do filme podemos dizer que temos não so o melhor filme Marvel mas acima de tudo aquele mais completo e profundo narrativamente, num filme muito acima da facilidade de acçao e entertenimento facil. A tudo isto sublinha-se que o filme não perde nenhum dos pontos anteriores como açao e luta entre personagens, novos personagens bem introduzidos mesmo naquilo que vao ser para a frente e mais que isso o humor sempre instalado. A vantagem do filme e que cada heroi sabe perfeitamente o que o filme necessita dele e o resultado e extraordinariamente competente.
Certo e que para o futuro a barreira esta claramente colocada numa fasquia muito elevada principalmente em filmes agregadores, dificilmente a Marvel podera regressar a filmes mais directos como o recente avengers e tera de ter muito cuidado na forma como lança as feras os seus dois novos herois, mas aqui tem o perfeito balanço do que foi estes primeiros oito anos de mundo marvel.
Sobre o filme quando todos querem regulamentar a intervençao dos vingadores eis que surge uma fraçao no grupo entre diferentes pontos de vista, que vao ficar ainda mais fracionados na forma com que vem o Winter Soldeir e aquilo que lhe deve realmente acontecer.
Em termos de argumento temos claramente o mais complexo e solido argumento Marvel, que ate começa demasiado calmo mas aos poucos e com força vai ao fundo das personagens o que nem sempre e comum neste tipo de filmes nunca perdendo o lado de entertenimento com graça e mais que isso com açao.
Na realizaçao os irmãos Russo que estarao na direçao dos futuros avengers tem a plena noçao do que os filmes lhes pede demonstrando ser os mais enraizados neste mundo, e nesse particular fazem tudo pela certa. Talvez não tenha o lado artistico de Whedon mas tem o sentimento de familiaridade com as personagens que pode ser interessante num futuro proximo.
Em termos de cast, se todos os já conhecidos encaixam perfeitamente naquilo que cada personagem quer dar ao filme, nas novas aquisiçoes, parecem obviamente interessantes Boseman tem o lado mais sereno que a sua personagem vai necessitar, mas e Holland que surpreende com um SpiderMan muito adolescente com todas as marcas dessa tenra idade. Aparentemente uma excelente escolha. Tambem positiva a escolha de Brhul como o lado mais negro do filme, um actor capaz que da toda a intensidade a uma personagem bem diferente do “mundo Marvel”.

O melhor – A complexidade e a profundidade narrativa que o argumento consegue.

O pior – A fasquia estar muito elevado para o que se vai seguir


Avaliação - B+

No comments: