Thursday, May 05, 2016

Eddie, the Eagle

Matthew Vaugh tem nos ultimos anos criado alguns dos melhores filmes do cinema britanico, essencialmente na realização mas também na produção. Neste caso e nesta adaptação de uma peculiar historia apenas ficou na produção. Os resultados do filme foram algo modestos quando comparados com outros com a sua chancela. Criticamente ficou pela mediania que normalmente é habito em filme algo excentricos e comercialmente esteve longe de grandes resultados, mas há que ter em conta que se trata de um filme produzido por ingleses.
Sobre o filme os filmes desportivos tem normalmente facilidade em trazer emoções fortes e facilmente se tornam em objectos de entretenimento capazes. Pois bem este filme tem estes ingredientes, realizado sempre sob uma forma descontraída e virada para a comédia. Mas e um filme que para alem destas virtudes consegue potenciar algumas outras como uma historia interessante de um heroísmo relativo, e acima de tudo excelentes composiçoes dos seus actores.
E na simplicidade de processos e numa forma descontraida de abordar uma historia também ela descontraida que faz tudo funcionar no filme, a graça natural, o impacto da mensagem, o alto nivel emocional, sem nunca descuidar algum detalhe tecnico na forma como recria os anos 80 e principalmente uma personagem central muito peculiar mas que acaba por dar vida a todo o filme.
Claro que se pode dizer que a nivel de alcance estamos perante um filme curto, que provavelmente torna tudo mais bonito do que realmente aconteceu, o que nem sempre é de valorizar num biopic, mas parece ser claramente um filme descomprometido que aposta mais em tornar tudo um verdadeiro conto de fadas do que propriamente tornar tudo num detalhe quase documentario, e na minha optima essa aposta e claramente ganha.
A historia fala de um jovem que desde muito pequeno ambicionou participar nos jogos olimpicos mesmo quando a sua fisionomia e estatura estiveram longe de o tornar um atleta de alto nivel, mas com a sua insistencia e força todos os sonhos podem ser possivel, ainda mais que se trata de uma historia bem real.
O argumento acaba por ser simples e facil, é um filme que nunca pede grandes dialogos ou mesmo grandes construções de personagens mas acima de tudo emoçoes fortes, frases simples e uma mensagem clara e nisso o filme consegue reunir tudo numa boa historia de entertenimento e uma justa homenagem a um feito no minimo peculiar
Realizar um filme sobre os anos 80 nao e nesta altura facil, porque pese embora nao seja um passado tao longo assim, as diferenças culturais sao imensas, dai que o trabalho de Dexter Fletcher seja bastante meritorio principalmente nesta contextualizaçao e nas sequencias de saltos. De resto mais sobrio do que espetacular.
Eu penso que o filme tem como seu grande trunfo o cast como ja tinha demonstrado em Kingsman Egerton e um dos actores mais versateis, funcionais e carismaticos de uma nova geração, aqui tem um papel ainda mais marcante e dificil do que em Kingsman demonstrando ser um caso serio no futuro. Ao seu lado Jackman acaba por ter as mesmas caracteristicas ma mais experiente, e o melhor do filme e que ambos funcionam bastante bem em sintonia.

O melhor - A forma simples de fazer passar uma boa mensagem

O pior - Claramente nao ser um filme detalhado com a realidade

Avaliação - B

No comments: