Sunday, March 10, 2024

Ricky Stanicky

 Março começou com muita abundância de produtos por parte das maiores produtoras de streaming, sendo que a prime escolheu uma comedia simples, com muita base sexual protagonizada por Efron e Cena, que acabou por ter uma resposta critica mediana com pendor negativo, num estilo de filme de desgaste rapido que vai certalmente ir buscar alguns espetadores de desgaste rapido de domingo a tarde, mas que dificilmente conseguira sobreviver no tempo.

Sobre o filme temos o tipico filme de comedia sexualizada dos nossos dias, normalmente com muitas piadas e jogadas de palavras, que reside essencialmente em toda a personagem de Cena e na forma como filme a tenta levar ao desgaste maximo mesmo que isso coloque de lado toda a coerencia ou mesmo algum tipo do capacidade de transmitir alguma coisa de importante.

O problema deste tipo de filme é mesmo o facto de ficar totalmente dependente da piada facil da personagem de Cena, ja que tudo o resto esvazia completamente como a ligação de amizade entre o trio de protagonistas, que apenas se consegue perceber na animaçao noturna, e mesmo em termos do lado mais romantico do filme, tambem nao tem espaço.

Por tudo isto o filme parece ser claramente um erro de mensagem, eu confesso que a tendencia de ridicularizar a estrutura de Cena tornando-o num palhaço de serviço ate pode ter alguma piada em termos humoristico, mas o filme nao consegue funcionar para alem desses pequenos momentos, tendo muitas vezes um humor exagerado que mesmo ai não funciona.

A historia fala de um trio de amigos que passa a vida a ter os seus escapes para os seus interesses amorosos associando a um amigo inexistente, que é o segredo de todos, tudo fica pior quando contratam um falhado ator para ser efetivamente esse amigo.

Em termos de historia o filme e pobre em termos de piada, onde vai sempre buscar um humor totalmente sexualizado e maioritariamente sem grande graça, mas tambem moral. Normalmente estes filmes tem uma componente moral associada neste caso fica dificil perceber onde o filme quer chegar.

Na realizaçao Farrelly tornou-se um realizador a solo depois de muitos sucessos com o seu irmão, e a solo teve os seus filmes de maior sucesso principalmente com o sucesso do filme que venceu o oscar the Green Book, torna-se totalmente impercetivel como e que alguem com essa carreira faça um filme de serie b tao fraco como este, mas parece que na carreira a exceçao foi o oscarizavel.

No que diz respeito ao cast Efron repete a parceria com Farelly num filme que volta ao seu registo mais normal, e mais desinteressante depois do que vimos em Iron Claw. O filme vai buscar essencialmente aquilo que Cena vale como comico mas e pouco para um filme que e uma aposta maior da Prime para esta fase do ano.

O melhor - ALguma capacidade comica de Cena

O pior - O humor claramente fora de tom do filme


Avaliação - D



No comments: