Wednesday, March 06, 2024

Iron Claw



 No geral 2023 foi um ano com diversos títulos com objetivos na temporada de prémios, alguns dos quais com boas criticas que posteriormente não se materializaram em nomeações. UM dos filmes que se encontra presente nesse grupo foi este biopic sobre uma das mais míticas familias do Wrestling a qual tem consigo uma das maldições icónicas da cultura daquele desporto. O filme saiu com algumas aspirações criticas e conseguiu chamar a atenção com boas avaliações embora insuficientes para o objetivo central. Comercialmente o filme alavancou no passa palavra positivo e teve um consistente resultado de bilheteira.

Sobre o filme podemos dizer que a historia de base e muito interessante em todos os pontos, sendo que o filme ainda lhe retirou um dos elementos para nao se tornar repetitiva que tornava tudo ainda mais impressionante, e essa escolha para mim não foi feliz. O filme tem essa força, que torna o espetador incrédulo com a sequencia de eventos e a justificação para os mesmos, e nisso o filme consegue trabalhar bem principalmente a base.

O maior problema do filme, é que essa historia é tão interessante e com tantos pontos que o filme tem dificuldade em detalhar temporalmente os diferentes pontos, ficando a ideia que deveria ser mais preciso na evolução de tempo, ja que tudo parece dar saltos temporais muito grandes, o que pode estar associado a quantidade de informação que o filme quer prestar mas acima de tudo ao facto do filme tentar trabalhar muito a dimensão interna da personagem central.

Por tudo isto temos um filme com uma historia muito particular, intensa, que nos faz pensar, mas que sinceramente penso que a excelente realização e contexto temporal e grafico se perde na definiçao temporal algo confusa. Vamos percebendo bem o que acontece mas existe dificuldade em perceber quando, em que espaço, e de que forma as personagens, em demasia reagem, e isso acaba por tornar a historia mais difusa.

A historia segue uma familia com quatro irmãos, em que todos seguem os objetivos do pai em os tornar campeoes de Wrestling de pesos pesados, contudo o infortunio começa a surgir na vida de cada um deles, em dramas familiares intensos.

A base real da historia é muito mais epica e dramatica do que os segmentos que o filme escolhe, e isso acaba por dizer bem do que o filme tem nas mãos como base de trabalho. Algumas opções principalmente em atalhos podem ser discutiveis mas a sua forma permite claramente perceber o impacto do que o filme quer contar.

No que diz respeito ao realizador Sean Durkin e um realizador intenso, com uma boa carreira no que diz respeito a filmes intensos proximos da critica e aqui percebe-se isso, a intensidade nos conflitos internos da personagem a quem o filme dá primazia acaba por ser uma opção clara, e que demonstra o caminho que Durkin tem feito como realizador.

No cast o filme surpreende na escolha de um Efron fisicamente muito alterado. nao e propriamente uma personagem dificil, mas a mudança fisica do ator surpreende e se calhar hipervaloriza a interpretação, que me parece ser sempre mais sustentada nos secundários de nivel mais elevado, como Allen White, Mcclany e Tierney.


O melhor - A historia que o filme relata

O pior - Os atalhos temporais e narrativos


Avaliação - B-






No comments: