Wednesday, March 20, 2024

I.S.S.

 Janeiro é sempre um mês de experiencias no que diz respeito a produtoras, e muitas vezes acaba por ser o mes escolhido por produtoras de uma segunda linha tentarem a sua sorte em filmes mais ambiciosos, como pode ser o caso deste Thriller do espaço, em plena guerra fria da Black Street. Este filme encabeçado por uma recem galardoada ao oscar de melhor atriz secundaria, passou com muita indiferença em termos criticos e comercialmente acabou por tambem ela ser rudimentar, o que se percebe pelo tema e pelo o claro low budget do filme.

A historia do filme até pode ser atual, numa missao historica no espaço entre os dois paises emblematicos, que agora estão de costas voltadas, mas isso acaba logo por dar ao filme um ponto de partida de duvidas que o filme quer alimentar na intriga, mas que o faz sempre na base das personagens e nunca politicamente e isso vai encolhendo o filme, principalmente porque as personagens sao limitadas e a intriga encaminha-se sempre para o obvio, sendo indiferente o contexto catastrofico que tras.

Em termos produtivos tambem e claro um filme de segunda linha que se percebe no uso e abuso da gravidade mas em termos espaiciais normalmente um dos segredos melhores que estes filmes utilizam e a boa contextualizaçao espacial da nave o que aqui nunca acontece e deixa muitas vezes o espetador perdido no proprio filme. Esta dificuldade limita a intriga, principalmente porque as personagens tambem sao limitadas.

Ou seja uma tentativa na base de uma produtora de dramas de low budget tentar entrar no sempre complexo territorio Sci Fi, ficando a ideia que a maior parte dos problemas e numa historia rudimentar e demasiado simplista, ja que em termos de produçao e um filme que pede pouco. A mediocridade tipica das apostas curriqueiras de Janeiro.

A historia segue um conjunto de astronautas numa nave no espaço, que mais nao e do que uma colaboraçao entre russos e americanos, que convivem no mesmo espaço com regras proprias, que se torna um jogo do gato e do rato, quando percebem que na terra começou uma guerra entre as potencias e o poder naquele espaço e essencial para o dominio da guerra..

O argumento e basico porque acenta essencialmente no conflito das personagens sendo o conflito global o pano de fundo, mas que tem um papel secundario. Fica a ideia que um equilibrio entre estes dois pontos poderia fazer o filme crescer e sair desta mediocridade assumida.

Na realizaçao do projeto temos Cuperthwhite, uma jovem realizadora com uma filmiografia algo desconhecida, que tinha num documentario de 2014 o seu trabalho criticamente mais significativo. Sem meios faz o possivel num estilo que exige essa competencia, o argumento nao permite muito brilho do proprio filme.

O cast tem DeBose a tentar assumir a postura de figura de primeira linha, o que nao consegue, a personagem e limitada mas a atriz nao da a mesma uma força suplementar que a resgate. Ao seu lado habitues secundarios de filmes de segunda linha em personagens tipicas.


O melhor - A visao de uma guerra do espaço

O pior - O filme esquecer-se o lado tatico policito para ser um filme passional de personagens


Avaliação - C-



No comments: