Friday, March 08, 2024

Spaceman

 Com um elenco de primeira linha e com a promessa de devolver por inteiro Adam Sandler ao drama eis que os ingredientes eram muitos para esta aventura espacial com um elenco de primeira linha que foi a primeira grande aposta da Netflix para o presente ano. Um filme pensado mais para a critica do que para grandes resultados comerciais, certo e que a mediania das criticas nao alavancaram o filme para altos voos, dai que talvez tenha sido o filme mais incognito da aplicação para um elenco tão de renome.

SObre o filme podemos dizer que era facil perceber pelo estilo do trailer que teriamos um filme intimista no espaço que apostava por completo desconstruir por completo a imagem comica de Sandler, e nesse particular o filme é eficaz porque o estilo e tudo menos previsivel. O problema do filme e o tom monocordico com que somos levados, onde ate a voz de Paul Dano como a aranha presente acaba por embalar para uma luta interna a ritmo pausado que nao da ao filme o arranque que o mesmo necessitava.

A ideia de base ate pode ser positiva naquilo que e o conflito pelo que deixamos para tras, o nosso passado. O filme tem a curiosidade de sair do tipico estilo americano, para tentar situar o filme politicamente na europa de leste mas fica a clara ideia que tudo isto são ingredientes que não tem seguimento, que o filme fica adormecido na sua propria melancolia, sem ter substrato para ser um filme eficaz no que quer transmitir.

Por isso tudo temos um filme dificil, que por vezes e curioso mas pouco intenso. Fica a ideia que o filme com os ingredientes humanos e de projeto poderia ter sido mais eficaz na mensagem para alem da sonolencia. A falta de ritmo e um handicap que o filme na sua eloquencia nao consegue ultrapassar, ficando a ideia de uma promessa nao concretizada.

O filme fala de um astronauta, um ano sozinho no espaço que começa a pensar no que abandonou e perdeu na terra, quando começa a falar com uma aranha de outro mundo quer quer compreender a forma de pensar e de escolha do humano.

O argumento ate pode ter uma base ideologica e moral interessante, mas fica claramente a ideia que a concretizaçao ponto a ponto nao e a mais trabalhada. Fica a ideia que mesmo os dialogos entre as duas personagens centrais poderiam ter mais ritmo e mais conteudo, mesmo que o filme procure isso como o centro da sua atuaçao.

Na realizaçao temos Renck realizador de sucesso em series que teve aqui a primeira grande aposta em termos de cinema, num trabalho de autor, pensado ao promenor que perde no ritmo e naquilo que o argumento poderia conciliar a uma boa captaçao de imagens. Fica melhor representado pelo seu trabalho para series.

No cast temos um Adam Sandler totalmente diferente do que estamos habituados a ver, melancolico, que convence sem ser fora de serie. A voz de Dano encaixa na calma que quer dar ao aracnideo mas fica a sensaçao que algo mais falta, e Mulligan quase nao tem espaço nos seus flashbacks.

O melhor - A forma como tenta transmitir a solidao

O pior - A falta de ritmo


Avaliação - C-



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