Thursday, March 14, 2024

Night Swim

 É conhecido que a primeira semana de grandes estreias nos EUA é marcado normalmente por um filme de terror de grande estudio, apostado em tentar dar o pontape de saida no cinema de terror, e acima de tudo levar ao cinema os jovens no sempre frio mes de Janeiro. Este filme que competiu com as maiores estreias dos oscares de Dezembro, nao recebeu propriamente criticas entusiasmantes com avaliações muito medianas, comercialmente~os resultados foram aceitaveis sem nunca serem brilhantes.

Um medo muito comum para o comum dos mortais e ficar submerso, e afogar e poucos filmes de terror abordaram este tema, ao contrario de muitos outros que ja foram alvos de diversos filmes. O filme tem essa inovação e consegue colocar o terror como protagonista principal, embora de resto o filme não consiga propriamente ter outros elementos que o diferenciem, ja que a razão de tudo e o passado, igual a todos os outros, e o terror de susto quase nunca aparece.

Em termos esteticos  filme centra tudo em duas ou tres sequencias que funcionam sem nunca entusiasmar, e fica a ideia que o filme tenta puxar para um lado sinistro das suas personagens que ficam a meio caminho. Por tudo isto temos um filme mediano, que perde pela dificuldade em levar diferentes pontos diferenciadores, e por ficar a meio caminho no sentido estetico do terror longe do que Wang tao bem faz.

Ou seja um arranque a meio termo, com um filme demasiado soft para terror, qeu tem apenas em Condon a intensidade que um filme de terror de primeiro nivel poderia obter. Um claro filme com poucos objetivos que nao entusiasma mas tambem nao afasta o espetador, embora me pareça que este inicio de ano e normalmente repetitivo.

O filme fala de uma familia, em que o marido sofre uma doença degenerativa que o afastou do sonho desportivo, ate que o mesmo descobre os poders curativos de uma piscina que esconde um segredo de divida que colocara em causa toda a familia.

O argumento tem como inovaçao a agua como vila, o que alimenta muitos medos, ao seu lado parece claro que todo o corpo da historia ja foi vista de diversas maneiras, e torna-se algo previsivel, num cinema de terror strandart.

Na realizaçao Mcguire vem de um terror de segunda linha de projetos pequenos. A determinados momentos fica a sensação que consegue ter estetica de terror mas utiliza pouco na maior parte do filme. Ainda um simples tarefeiro do genero de hollywood.

No cast se Russel parece ser o caminho natural do ator, em face de algumas debilidades que este apresenta em termos dramaticos. Condon demonstrou o ano passado todos os seus recursos ficando claramente a ideia que o filme nao utiliza os seus atributos e que vale mais do que este cinema de desgaste rapido.


O melhor - A agua como elemento de terror.

O pior - A base ser a previsivel de sempre


Avaliação - C-



No comments: