Thursday, March 21, 2024

Out of Darkness

Produzido e pensado em 2022 este pequeno filme de terror na idade da pedra viu finalmente a luz do dia em pleno 2024, pela mão da Black Street uma produtora de segunda linha que habitualmente esta atenta a um cinema menos mainstream com um conteudo algo diferenciado. Este filme de terror acabou por ser lançado com boas avaliaçoes, e a boa prestação nos premios independentes britanicos de 2022 que o lançou com alguma dimensão no mercado americano. O resultado de bilheteira contudo não foi famoso, mas nao era expetavel em face de ser claramente um filme independente com puros desconhecidos.
Sobre o filme eu confesso que não sou habitualmente um grande adepto de filmes da pre historia, ainda para mais quando existe simulações da linguagem nativa. Certo é que se trata de um filme com poucas palavras e muita ação num jogo tipico do gato e do rato, com muito sangue e violencia, que torna o filme impactente do ponto de vista de tensão mas pouco mais.
A historia e a igual a muitas outras, algo começa a seguir um grupo, matando um a um, ate ao confronto final, em que finalmente percebemos  o que esta na parte desconhecida do filme. O que funciona melhor do filme e conseguir fazer terror com o desconhecido, muito por culpa da aposta em cenas fortes de violencia e sangue, num filme que leva-nos para o desconhecido, mas que pouco ou mais tem do que isso, num filme de impacto com duraçao curta.
Fica a experiencia de terror fora do tipico estudio, com um twist final que acaba por dar ao filme alguma surpresa, mas que acaba por ser duro, repetitivo, mas mais do mesmo. A escolha de uma linguagem propria ate pode ser uma mais valia, mas fica sempre a ideia de um filme cru, que não impressiona, pese embora tenha bons momentos, fica a ideia que e um filme independente que acaba por não se destacar.
O filme fala de um grupo de homens da pre historia que tenta descorbrir uma nova zona de forma a encontrar comida, mas que aos poucos começa a ser atacado por um ser sobrenatural que leva um a um a morte, até ao confronto final.
O argumento e simples, um Boady Count inicial, com muito sangue e poucas palavras e depois a revelaçao do que causa o terror que estamos a ver, com muita luta no grupo pela sobrevivencia. O filme vale na sua execução pela revelaçao final, ja que tudo e demasiado convencional.
Na realizaçao Andrew Cumming, é um desconhecido que teve neste filme o seu trabalho mais marcante, que consegue dar ao lado desconhecido um impacto de terror forte, que com mais meios pode ter mais impacto. E um filme pequeno e o seu realizador consegue fazer o possivel com os meios.
No cast temos uma serie de desconhecidos, com uma interpretação essencialmente fisica, a jovem Oakley Green teve algum reconhecimento nos criticos britanicos, pelo impacto fisico da sua personagem, que acaba por liderar o filme, veremos o que a sua carreira se torna.

O melhor - O medo do desconhecido

O pior - Ser algo repetitivo na primeira hora

Avaliação - C


No comments: