Saturday, March 23, 2024

Road House

 A Prime cada vez mais tem sido uma aposta clara no mundo do streaming mas fica claramente a ideia que em termos de filme nunca tinha apostado tanto como neste remake de Road House, com Jackie Gyllenhall como protagonista, um trailer que chamou a atençao e o primeiro feedback a ser muito positivo em termos de visualizaçoes que faz muitos pensar que se calhar o resultado poderia ser ainda melhor comercialmente no cinema. Criticamente o filme sobreviveu com uma mediania positiva, num filme que fica a sensação que rapidamente poderia cair na critica facil.

Sobre o filme podemos desde logo dizer que e a historia do primeiro mas numa roupagem muito diferente a todos os niveis, quer em termos tecnologicos quer nas opçoes narrativas. O primeiro ponto claro do filme e que e um filme de açao do heroi contra o mundo, com uma toada de comedia leve, onde as coisas sao sempre mais cool do que com sentido, e onde o protagonista maior e a forma de realizaçao completamente diferente que da o impacto estetico de algumas imagens que nos faz pensar que o impacto poderia ser bem maior no cinema.

No disparate simples o filme funciona, mesmo que algumas personagens sejam abandonados ou que o filme de saltos narrativos porque nao esta para se preocupar minimamente com historias e conversas querendo obviamente ir logo para a açao de luta. Aqui fica a sensação que o filme exigia um vilao principal mais forte e mais trabalhado, ja que os maneirismos de Mcgregor so funcionam comicamente.

Mesmo assim e sendo bastante diferente do original, fica a ideia que o filme funciona como blockbuster de desgaste rapido por dois pontos em que o mesmo trabalha bem, na ironia comica da personagem, sempre com total controlo de tudo, menos dele proprio, e o lado estetico das sequencias de açao, refrescantes e que fornecem um ritmo unico ao filme, que acima de tudo tem a virtude clara de nunca se levar a seria.

A historia segue o lutador conhecimento, marcado pela perde de controlo, que e contratado por uma dona de um bar marcada por agressoes constantes, para defender aquele espaço, dos ataques marginais, ate que vai cluidir com os interesses da mafia local.

O argumento e simples e disparatado, mas o filme tem a virtude de nunca levar a narrativa de base a serio, levando-a para segundo plano. E uma historia de serie b, pouco profunda, mas que pelo caracter secundario que assume no filme acaba por funcionar.

Liman e um convincente realizador de açao com alguns projetos de primeira linha, mas com outros floops totais. Talvez isso explique o medo da Amazon de dar ao filme o cinema, que talvez merecia, porque Liman regressa com uma abordagem diferenciada so ao alcance dos maiores de açao. Pode rejuvenescer uma carreira que ja teve bons momentos.

No cast gyllenhall ja nao e a primeira vez que aposta no lado fisico de ser heroi de combate, que me parece algo fora das suas caracteristicas. O filme aproveita o lado ironico e comico do ator, o qual e um dos bons segredos do filme. Nos secundarios penso que Magnunssen interessante merecia uma personagem mais bem escrita, e Mcgregor, limitou-se a ser ele proprioo.

O Melhor - As sequencias unicas de luta.

O pior - O filme desiste muito cedo dos secundarios inclusive do vilao


Avaliação - B-



No comments: